Ufes reabre inscrições para vestibular em Educação do Campo

10/04/2014 - 19:00  •  Atualizado 14/04/2014 18:02

Por Hélio Marchioni

A Ufes reabriu as inscrições para o vestibular de Licenciatura em Educação do Campo, exclusivamente pela internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de maio. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.ccv.ufes.br e preencher o requerimento de inscrição. O novo cronograma do processo seletivo está publicado no edital 05/2014 da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV). As inscrições já feitas estão mantidas, assim como todas as regras do edital de abertura 03/2014.

Para os novos inscritos, a taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deve ser paga até o dia 2 de maio, já a solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita até o dia 22 de abril. Para isso o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas de redação e objetivas estão marcadas para o dia 18 de maio. Já o edital com os locais de prova e o cartão de inscrição estará disponível na página da CCV a partir de 12 de maio. Para os aprovados, o edital de matrícula será publicado no dia 30 de maio.

Vagas

Em Vitória, são ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente entre as habilitações de Linguagem e de Ciências Humanas e Sociais. Para o campus de São Mateus também são oferecidas 120 vagas, sendo 60 para a habilitação de Ciências Humanas e Sociais e 60 para a habilitação em Ciências Naturais.

Do total de 60 vagas disponíveis para cada habilitação, 80%, ou seja, 48 vagas são destinadas a professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo. Um total de 12 vagas - correspondente aos outros 20% - é destinado ao público jovem e adulto, residente em comunidades do campo.

A seleção será feita em uma única etapa, constituída de uma prova de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Geografia e História. A prova será realizada nas cidades de São Mateus e Vitória.

Em cada habilitação e categoria, 50% das vagas são destinadas à reserva de vagas – para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.