Ufes realiza 3º Colóquio sobre o Congo do Espírito Santo a partir desta terça, 2

01/10/2018 - 17:46  •  Atualizado 02/10/2018 17:48
Compartilhe

O auditório do Centro de Artes da Ufes, localizado no Cemuni IV, no campus de Goiabeiras, sedia a partir desta terça-feira, 2, o 3º Colóquio sobre o congo do Espírito Santo no Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes (PPGA/Ufes). O evento vai até quarta-feira, 3, com a participação de mestres e mestras, rainhas e lideranças da cultura congueira.

O objetivo do colóquio é promover a troca de saberes entre os detentores de saber tradicional do congo, e pesquisadores e estudantes que se dedicam ao tema. O evento é realização conjunta do projeto de pesquisa Saberes do Congo, Saberes da Comunidade; do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (Leena); e do Programa de Extensão Entre Comunidades.

Histórico

O primeiro Colóquio sobre o Congo do Espírito Santo foi realizado em 2016, a partir da pesquisa Saberes do Congo, Saberes da Universidade: Um estudo sobre a iluminação profana em comunidades populares capixabas, junto ao Laboratório de Pesquisa e Extensão em Artes (Leena). A pesquisa é desenvolvida como pós-doutoramento no PPGArtes e como programa de extensão na Proex.

A segunda edição, em 2017, reuniu as conferências de alguns mestres tradicionais de Vitória, Fundão, Roda D’Água e Aracruz. Já nesta terceira versão do colóquio serão privilegiados dois eixos temáticos: as mulheres do congo e as jovens lideranças.

A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis nos sites https://coloquiocongoppga.wixsite.com/coloquio ou https://saberesdocongoufes.wixsite.com/saberes

Após o colóquio, todo o material será disponibilizado no site da pesquisa Saberes do Congo, Saberes da Universidade.

 

Texto: Thereza Marinho
Imagem: Prefeitura de Vitória