Ufes realiza debate sobre mulheres na política e homenageia os 30 anos da Constituinte

04/12/2018 - 17:26  •  Atualizado 05/12/2018 18:07
Compartilhe

Mulheres na política e políticas para mulheres é o tema da roda de conversa que será realizada nesta quarta-feira, 5, às 14 horas, no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. O tema será abordado pela advogada da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Fernanda Braumer, e debatido pela vice-governadora eleita, Jaqueline Moraes; pela deputada estadual Luzia Toledo; pela vereadora do município de Vitória, Neuzinha; pela deputada estadual eleita, Iriny Lopes; e pela candidata ao governo do Estado, Jackeline Rocha. A mediação será feita pela vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel.

Após a roda de conversa, às 17 horas, será realizada uma solenidade em homenagem aos 30 anos da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e em defesa da democracia. Na ocasião, o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel vão agraciar os 13 parlamentares capixabas que participaram da elaboração da Constituição Federal.

As duas atividades integram a programação do evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, que teve início no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro, em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Em uma tenda montada em frente ao Restaurante Universitário haverá ainda, a partir das 10 horas, uma atividade de conscientização sobre Direitos Humanos coordenada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos. A Comissão de Direitos Humanos da Ufes também apresentará no local o trabalho realizado junto a refugiados e imigrantes.

Diversidade

O evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o hasteamento da bandeira dos Direitos Humanos em frente ao Teatro Universitário. No dia 22, foi realizado o seminário Respeita as Mina!, com o objetivo de promover o diálogo sobre a violência de gênero contra mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Já entre os dias 26 e 28 de novembro, o Cine Metrópolis sediou a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com a exibição de 15 filmes que abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. 

Encerrando a programação, no dia 11 de dezembro o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos vai ministrar a palestra As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade, às 18h30, no Teatro Universitário. Devido à capacidade do Teatro, a participação neste evento depende de inscrição prévia.

70 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A elaboração do documento, liderada por dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, foi motivada pela um reflexo da barbárie da Segunda Guerra Mundial, e teve o objetivo de estabelecer diretrizes para a construção de um mundo sob novos alicerces ideológicos. 

 

Texto: Thereza Marinho