Ufes realiza eventos sobre gestão, práticas e avaliação em saúde

05/12/2018 - 18:07  •  Atualizado 06/12/2018 11:39

Com o objetivo de estimular e fortalecer o debate acadêmico e as interações com a prática da gestão na organização de programas e políticas públicas desenvolvidas nas diferentes esferas de governo, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e o Mestrado Profissional em Enfermagem da Ufes promovem o 3º Simpósio Nacional de Gestão e Práticas em Saúde: da política a ação e o 1º Seminário de Gestão e Avaliação de Sistemas de Saúde e de Enfermagem.

Os eventos serão realizados nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, das 8 às 17 horas. A vice-reitora e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel estará presente na mesa de abertura.

Nos dois dias, gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde de várias instituições do País debaterão sobre o direito à saúde e as políticas públicas na saúde. A programação inclui palestras, miniconferência, módulos temáticos e debates (veja abaixo).

Programação:

Dia: 06

8h – Credenciamento.

8h30 – Abertura.

9h - Painel de Abertura: Políticas e Sistema de Saúde de Cuba e do Brasil: possibilidades e limites. Palestrantes: Julia Maricela Torres Esperón, professora da Escola Nacional de Saúde Pública/Havana/Cuba; e Elda Coelho de Azevedo Bussinguer , professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

12h às 13h45 – Intervalo para o Almoço.

14h – Módulo Temático: A Promoção da Saúde Cuba/Brasil.

- Miniconferência: Promoção da Saúde: Aspectos conceituais e Panorama das Políticas no Brasil. Palestrante: Alexandra Iglesia, professora do Departamento de Psicologia da Ufes.

- Miniconferência: A Promoção da Saúde no contexto da enfermagem em Saúde Coletiva em Cuba. Palestrante: Julia Maricela Torres Esperón, professora da Escola Nacional de Saúde Pública/Havana/Cuba.

- Miniconferência: As estratégias de Promoção da Saúde no Município de Vitória. Palestrantes: representante da Secretaria Estadual  de Saúde (Sesa).

Dia 07

9h – Painel de Abertura: Políticas de Saúde e Avaliação em Serviços de Saúde e de Enfermagem.

- Miniconferência: Os 30 anos do SUS: trajetória, desafios e perspectivas. Palestrante: Rita de Cássia Duarte Lima, do Núcleo de Pesquisa em Politica, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva da Ufes (Nupgasc).

- Miniconferência: Avaliação em Serviços de Saúde e de Enfermagem: experiência cubana. Palestrante: Julia Maricela Torres Esperón, professora da Escola Nacional de Saúde Pública/Havana/Cuba.

12h às 13h45 – Intervalo para o Almoço.

14h – Módulo Temático: Políticas e Programas de Avaliação em Saúde.

- Miniconferência: As Políticas de APS no Brasil. Palestrante: Thiago Sarti, do Núcleo de Pesquisa em Politica, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva da Ufes (Nupgasc).

- Miniconferência: Os Impactos da Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) no Estado do ES. Palestrante: Walace Cazelli, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

- Miniconferência: A experiência dos municípios com a avaliação do PMAQ. Palestrante: Luiz Carlos Reblin, representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosemses).

Texto: Jorge Medina