Ufes realiza I Semana Universitária de Direitos Humanos

30/11/2015 - 15:51  •  Atualizado 02/12/2015 17:16

Em consonância com o Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro em referência à data em que a Declaração Universal de Direitos Humanos foi proclamada, a Ufes dedicará uma semana à reflexão sobre o tema. De 2 a 10 de dezembro, vários eventos simultâneos vão compor a I Semana Universitária de Direitos Humanos.

A programação começa com o “Seminário Direitos Humanos e Justiça Criminal: responsabilidades em debate”, realizado de 2 a 5 de dezembro, no Auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras. Além de palestras com pesquisadores e representantes do poder público de diversos estados, durante o evento haverá o lançamento do Observatório de Direitos Humanos e Justiça Criminal do Espírito Santo (ODHES), que reunirá pesquisadores da Ufes e de outras instituições capixabas com o objetivo de produzir pesquisas, relatórios e documentos que apontem violações de Direitos Humanos. A programação completa está disponível no link http://eventos.ufes.br/index.php/SDHSJ/SDHSJRD/schedConf/program .

Também como parte da Semana Universitária será realizado, no Salão Rosa do CCJE, o terceiro módulo do curso de formação Os Direitos  Humanos nas suas Interfaces com a Questão Étnico-racial, Gênero e Movimentos Sociais. Com o tema Direitos Humanos e a Questão Étnico-racial, o módulo será ministrado entre os dias 2 e 4 de dezembro, das 14 às 18 horas.

Filmes

Entre os dias 3 e 8 de dezembro, a temática chega ao Cine Metrópolis, que recebe a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Betinho, A Esperança Equilibrista, sobre o sociólogo Hebert de Souza; 500, Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, sobre a luta das avós da Praça de Maio; o recente Numa Escola de Havana; e Silêncio das Inocentes, sobre violência contra a mulher, são alguns dos 40 filmes a serem exibidos, entre curtas, médias e longas-metragens.

Já no dia 10 de dezembro, o Laboratório de Imagem e Cibercultura (Labic) da Ufes lança na Ufes o webaplicativo Monitor de Direitos Humanos. A ferramenta on-line é fruto de uma parceria do Labic com o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e tem o objetivo de cartografar informações e notícias que colaboram com o empoderamento e proteção das minorias sociais no País, com foco nos temas: negros, indígenas, mulheres e LGBTs.

Durante a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, a Universidade também vai exibir um vídeo produzido pela TV Ufes em homenagem aos 20 anos do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Texto: Ana Paula Vieira