Ufes realiza II Jornada de Formação para Mediadores de Leitura nesta sexta-feira, 22

21/11/2019 - 11:03  •  Atualizado 22/11/2019 10:15

A Extensão Universitária e Ação Voluntária na Implementação de Políticas Públicas: ocupando o Centro de Vitória com ações pró-leitura é o tema da II Jornada de Formação para Mediadores de Leitura, que acontece nesta sexta-feira, 22, das 14 às 22 horas, em várias localidades do Centro de Vitória.

Estão previstas diversas ações culturais e formativas que visam à identificação da linguagem verbal, com destaque para a prática da leitura e para a formação continuada de mediadores de leitura. Além disso, pessoas que têm experiência com um autor e seus textos vão ajudar novos leitores a encontrarem mais contexto e melhores condições de leitura.

Durante a Jornada, que é organizada pelo programa de extensão da Ufes Reler&Fazer, outras atividades estão previstas, como conferências, grupos de estudo e de trabalho, minicursos, oficinas, clubes de leitura, sorteios culturais, mostras, saraus, lançamentos de livros e revistas. (Veja abaixo mais informações sobre a programação)

"Nosso objetivo é ajudar a transformar o Centro de Vitória em um território de leitores, ou seja, em um espaço onde a prática de leitura seja vista como uma atividade comum e frequente. Todos os cidadãos têm direito à leitura, mas poucos têm acesso real a ela. Para a maior parte das pessoas, a leitura tem um lugar de compromisso, de obrigação, quando não de castigo", enfatiza o coordenador geral da jornada, Orlando Lopes.

A jornada tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, da Biblioteca Municipal, da Rádio Universitária da Ufes, da Polén Consultoria e Serviços de Projetos Culturais, da Casa de Stael, da Trapiche Gamão, da Editora Cousa e da Loja Thelema.

Outras informações sobre a jornada podem ser encontradas no site http://bit.ly/jornadasdeleitura2019.

Programação:

14h - Clubes de leitura

Abertura oficial da Agenda Colaborativa de Clubes de Leitura no programa Reler&Fazer

Clube de Leitura Da morte - Odes mínimas (1980), poemas de Hilda Hilst. Mediador: Ruy Perini, psicanalista

Reading Club Like a Winding Sheet, de Ann Petry (1911-1997). Mediadora: Laura Silveira (DLL/Ufes)

Local: Trapiche Gamão – Rua Gama Rosa, 236

14h30 - Conferência de abertura

Conferência II Jornada de Extensão Universitária e Ação Voluntária na Implementação de Políticas Públicas: ocupando o Centro de Vitória com ações pró-leitura

Mediador: Orlando Lopes (DLL/Ufes)

Local: Biblioteca Pública Municipal, Cidade Alta, Centro de Vitória

16h - Intervalo

16h30 - Minicursos

- Histórias em quadrinhos, com Roberto Ferreira Júnior (DLL/Ufes)

Vagas: 10

Público-alvo: pessoas interessadas em atuar como mediadoras de leitura (estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, bibliotecários, profissionais liberais)

Idade mínima dos participantes: 16 anos

Local: Biblioteca Pública Municipal, Cidade Alta, Centro de Vitória

- Grupo de estudos: aspectos metodológicos das jornadas de formação continuada para mediadores de leitura

Vagas: 10

Público-alvo: pessoas interessadas em atuar como mediadoras de leitura (estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, bibliotecários, profissionais liberais), principalmente aquelas que pretendem trabalhar com a elaboração de projetos e propostas de ação na área de promoção da leitura

Local: Biblioteca Pública Municipal, Cidade Alta, Centro de Vitória

16h30 - Oficinas

Local: Stael Magesck Centro Artístico

- Divulgação-relâmpago de eventos literários - como se faz?

Descrição: montagem e distribuição de material promocional de baixo custo para divulgação do projeto Jornadas, do programa Reler&Fazer e da programação cultural de encerramento das Jornadas, dia 18/10/2019

- Do rádio ao podcast: novos (e nem tão novos assim) formatos de difusão literária

Descrição: como uma rádio pode ser utilizada para divulgar a leitura e a literatura? O programa Sopa de Letras experimenta diversos formatos na programação da Rádio Universitária (104.7) da Ufes e começa a praticar também a produção de podcasts

- Produção de sarau literário: montagem de ambiente para o Sarau a Rodo

Descrição: um sarau é um momento específico e especial, e é interessante que o local de sua realização seja preparado para realçar e amplificar a presença de declamadores e leitores, sempre com muita criatividade e baixo custo. Nessa oficina, bastante prática, a Casa de Stael será preparada para a realização do I Sarau a Rodo.

- Produção de sarau literário: ensaios de leitura

Descrição: o domínio da voz para a leitura pública deve ser um exercício contínuo dos realizadores de saraus. Nessa oficina, serão escolhidos textos para serem lidos no sarau de encerramento da Jornada, de autores canônicos e para o Microfone Aberto.

- Varal literário: textos para Reler&Fazer

Descrição: essa oficina montará um varal literário a partir de um banco de textos de autores canônicos, não canônicos e contemporâneos, como atividade de encerramento da Jornada

- Fanzine: literatura contemporânea do ES

Descrição: livros de poesia nas gavetas continuam não adiantando quase nada. Por que ficar esperando o projeto do "livro dos sonhos"? Por que não falar para os outros sobre o que estamos lendo, ajudar autores dos quais gostamos a terem mais circulação e visibilidade? Venha praticar a edição de textos em formatos de baixo custo, e ponha sua boca no trombone!

19h - Sarau a Rodo: leitura de fragmentos de autores canônicos e não canônicos, Microfone Aberto

20h - Discotecagem e roda de violão: encerramento do encontro de leitores

Texto: Jorge Medina