Ufes realiza II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Doenças Infecciosas

19/11/2019 - 12:09  •  Atualizado 20/11/2019 17:39

Começa nesta quinta-feira, 21, no auditório Rosa Maria Paranhos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe, o II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Doenças Infecciosas (Simpedi). O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da Ufes e tem como objetivo principal atualizar profissionais e estudantes da área de saúde, além de promover debates sobre os avanços científicos e tecnológicos em diversos temas relacionados com as doenças infecciosas.

O Simpósio, que vai até sexta-feira, 22, terá como destaque a abordagem técnico-científica voltada para alunos da rede pública municipal de ensino fundamental com o objetivo de promover debates sobre estratégias educacionais que facilitem a difusão do conhecimento científico para a comunidade não científica. Entre os diversos palestrantes da Ufes e de outras instituições do país, também estarão presentes pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra.

O evento acontece das 8 às 18 horas e, dentre os temas que serão debatidos, estão a febre amarela no Brasil, os impactos de novas tecnologias no diagnóstico e no tratamento das doenças, as doenças infecciosas na perspectiva da saúde global, resistência a antimicrobianos e as vacinas no controle de infecções virais. Também haverá sessões de pôsteres, apresentações orais de trabalhos, conferências e premiações (veja a programação em anexo).

“Considerando as potencialidades dos pesquisadores vinculados ao programa de pós-graduação em doenças infecciosas da Ufes, entendemos que os assuntos abordados no simpósio são atuais e de grande relevância na área de doenças infecciosas. Vale reforçar ainda que a educação científica escolar tem um papel fundamental na vida não só dos alunos, mas dos docentes também, pois as pessoas são estimuladas a agir de forma mais crítica, consciente e responsável”, explica o professor Moisés Palaci, um dos membros da Comissão Científica do Simpósio.

Mais informações no site www.simpediufes.com.br ou pelo e-mail contato@simpediufes.com.br.

Texto: Jorge Medina
Edição: Ana Paula Vieira