Ufes realiza torneio de robótica

Por Antonio Lucas (*)

De 20 a 24 de maio acontece, no CT-XII do Centro Tecnológico do Campus de Goiabeiras, das 10h às 18h, o primeiro Torneio de Robótica da Universidade Federal do Espírito Santo, o Trufes.

Segundo André Pacheco, membro da ERUS, o torneio, que é aberto ao público, tem o objetivo de “funcionar como laboratório para que os alunos possam pôr em prática o que aprendem na teoria, além de estimular a pesquisa na área da robótica”.

O Torneio tem duas fases: a classificatória e a final, compostas por três baterias de atividades que contam para a pontuação final das equipes. São 8 equipes de 3 componentes cada, formadas por estudantes que desenvolveram robôs com movimentos baseados em sensores, processadores e dispositivos de bordo, capazes de resolver problemas pré-definidos na regra da competição. Entre os desafios estão a remoção e deslocamento de objetos de um circuito e a identificação de cores e formato dos objetos.

Os primeiros colocados serão premiados com 3 notebooks. Os classificados em segundo lugar ganharão tablets e, os terceiros lugares levam 3 HDs de 1 Terabite de memória cada.

Trufes

O Trufes é organizado e realizado pela Erus, equipe de robótica da Ufes, juntamente à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, com apoio do Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Computação, coordenado pela professora Roberta Lima Gomes. Além desses apoios, o evento conta também com o patrocínio da empresa Geocontrol, responsável pela premiação. Participam do torneio, que é aberto à comunidade, alunos de graduação e alunos do ensino médio.

A programação completa dos cinco dias de competição está disponível no site http://www.inf.ufes.br/~erus/trufes

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira