Ufes recebe 24 novos estudantes estrangeiros

12/03/2019 - 17:54  •  Atualizado 15/03/2019 17:27

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes recepcionou  24 novos estudantes estrangeiros. Os novos estudantes são provenientes do Chile, Bolívia, Cabo Verde, Benim, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guiné Bissau, Honduras, Itália, Paraguai, Peru, Venezuela, Portugal, República Democrática do Congo e Senegal e estão matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade para o primeiro semestre deste ano.

A cerimônia de boas-vindas foi realizada no Gabinete da Reitoria, nesta segunda-feira, 11. Na ocasião, os novos estudantes receberam informações sobre o funcionamento e a estrutura administrativa e acadêmica da Universidade, das bibliotecas e dos restaurantes universitários; bolsas de estudos; conta bancária; passaporte; cursos de português para estrangeiros; passe escolar; e os auxílios oferecidos pela Ufes aos estudantes.

Para apoiar a chegada dos novos alunos, a SRI conta ainda com voluntários que participam do Programa Anjos na Ufes. São estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos que ajudam os estrangeiros com informações para facilitar sua instalação na cidade.

Internacionalização

A SRI é o setor da Ufes responsável por formular a política de internacionalização da universidade e promover a sua atuação internacional. Entre as suas atribuições estão o de induzir e consolidar a internacionalização na Universidade como estratégia de crescimento institucional e de qualificação das atividades acadêmicas; assessorar as diversas unidades acadêmicas da Instituição na implementação da cooperação internacional; apoiar docentes, pesquisadores e alunos de instituições estrangeiras em atividades na Ufes; e promover ativamente ações com o objetivo de dar maior visibilidade à Ufes no cenário internacional.

Texto e foto: Jorge Medina