Ufes recebe mais de 500 participantes na 16ª edição da Semana da Engenharia

29/08/2019 - 17:38  •  Atualizado 30/08/2019 17:59

Segue até esta sexta-feira, 30, a 16ª edição da Semana da Engenharia (Seng), no campus de Goiabeiras. O evento engloba diversas palestras, mesas redondas, workshops, apresentações de projetos de extensão e outras pesquisas realizadas por estudantes e convidados. Também fazem parte da programação visitas técnicas à Arcelor Mittal, ao Aeroporto de Vitória, à Vale, à Petrobras e à Terceira Ponte.

As atividades acadêmicas e culturais estão dispersas entre os Centros Técnicos, o Centro de Educação, o Anfiteatro, o Teatro Universitário e a arena montada no estacionamento do Centro de Artes.

A Semana da Engenharia de 2019 teve início no dia 26 de agosto com o tema “A arte que transforma”. Até agora, mais de 550 pessoas foram credenciadas para participar da programação. Além de contribuir para a formação do estudante, a Semana também divulga ideias inovadoras, como a implementação de um totem para aprimorar a contagem de horas extras realizadas por cada congressista.

“De acordo com a quantidade de atividades das quais o congressista participa, o totem registra as horas acumuladas que serão contabilizadas no certificado final do congresso”, explica Romualdo de Alcântara, estudante de Engenharia Mecânica e membro da equipe de apoio da Semana de Engenharia.

A contagem é realizada por meio de um chip instalado dentro da credencial, que serve para identificar o estudante e controlar o acesso dos participantes inscritos nas atividades do evento. “Desde 2011, usamos a tecnologia do totem para verificar a presença de congressistas nos eventos. A cada ano, ele é melhorado. Hoje em dia, já tem um painel de led que mostra se o congressista está inscrito na atividade que ele quer entrar, para liberar ou não o acesso e organizar as programações”, detalha Alcântara.

A realização da Semana da Engenharia conta com a participação de 30 organizadores e de 52 membros da equipe de apoio.

Texto e foto: Laís Santana (estagiária de Comunicação)