Ufes recebe representante da ONU para discutir sobre acolhimento a refugiados

27/04/2015 - 15:43  •  Atualizado 27/04/2015 15:43

A vice-reitora Ethel Maciel recebeu o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Gabriel Godoy, para discutir a possibilidade de  implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na universidade.

O objetivo é incentivar a pesquisa e a produção acadêmica relacionada ao Direito Internacional dos Refugiados, além de contribuir para a inserção de pessoas oriundas de outros países no ensino superior, independente do país ou do idioma, através da capacitação de docentes e servidores para o acolhimento dos refugiados.

Homenagem

A Cátedra é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque onde dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.

“Se implementada, impulsionaremos nosso atendimento a alunos estrangeiros e migrantes estrangeiros no Espírito Santo de forma coordenada com a ACNUR e outras entidades, prezando pelo bem estar e inserindo-os na nossa sociedade, afirma a professora do Departamento de Direito, Brunela Vincenzi.

A reunião foi realizada no dia 9 de abril e, além da professora Brunela Vincenzi, participaram a pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa, a secretária de Relações Internacionais, Jane Méri Santos, e o pró-reitor em exercício de Assistência Estudantil e Cidadania, Alexsandro Rodrigues.

Texto e foto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)