Ufes recebe visita para certificação como centro de pesquisa clínica em tuberculose

19/07/2019 - 13:41  •  Atualizado 01/07/2022 17:56

A Ufes recebeu, nesta semana, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, que realizam um levantamento dos centros aptos, no país, a receber pesquisas clínicas e promover a realização de testes de novas drogas, vacinas e novos métodos diagnósticos para a tuberculose. A visita ocorreu nos dias 17 e 18 de julho, e os pesquisadores do Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI), do Laboratório de Epidemiologia e do Ambulatório de Tuberculose do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) receberam os avaliadores.

Foram analisados itens como estrutura, pessoal e fluxos dos pacientes desde a entrada, passando pelas partes laboratorial e clínica, até a realização de exames. Segundo a vice-reitora da Ufes e pesquisadora da área, Ethel Maciel, a visita foi positiva: “Já temos experiência. Algumas questões relacionadas à estrutura precisam de adequações, mas a avaliação foi muito boa”, enfatizou a pesquisadora.

A visita resultará em um relatório e o processo pode gerar um selo do Ministério da Saúde que credencia a Ufes a realizar testes clínicos e participar de alguns editais específicos para captação de recursos para estudos sobre tuberculose. Ethel lembra ainda que a Universidade já pesquisa o assunto há cerca de 25 anos. “Já recebemos protocolos internacionais de novos medicamentos e métodos diagnósticos, mas como o Brasil tem investido em novas tecnologias, são necessários centros para testá-las”, contou. Durante esses anos de estudo, de acordo com Ethel, a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde foi fundamental, e um novo convênio a ser assinado pela atual gestão pode trazer outras melhorias para o diagnóstico dos pacientes da rede pública atentidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas as iniciativas, segundo Ethel, estão em consonância com a estratégia para eliminar a tuberculose até 2030, meta definida pelo Brasil, alinhada à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Segundo dados do Ministério, no Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. O tratamento da tuberculose dura, no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no SUS.

Texto: Ana Paula Vieira