Ufes se prepara para a Semana do Conhecimento

10/10/2019 - 18:05  •  Atualizado 14/10/2019 17:57

A Ufes já está se organizando para receber milhares de pessoas que visitam seus campi a fim de conhecer as pesquisas, os projetos de extensão e os cursos de graduação da Universidade na Semana do Conhecimento, que será realizada de 21 a 25 de outubro. O evento acontece paralelamente à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, tem como tema Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.

Na Ufes, a Semana reúne a Mostra de Profissões, a Mostra de Ciências, a Jornada de Iniciação Científica (foto) e a Jornada de Extensão e Cultura. A participação é aberta ao público e gratuita.

Na Mostra de Profissões, será possível conhecer os cursos de graduação ofertados pela Universidade, com visitas aos laboratórios e às salas de aula. Faz parte da programação a tradicional Mostra de Ciências (com demonstrações de Física, Química, Matemática e Estatística, inclusive com observação dos astros), rodas de conversa, exposições artísticas e científicas, oficinas e exibições de vídeos, entre outras atividades. Em Alegre, os trabalhos ocorrerão em 18 de outubro; em Vitória, de 24 a 25 de outubro (nos campi de Goiabeiras e Maruípe); e, em São Mateus, nos dias 6 e 7 de novembro.

Interesse

A Mostra de Profissões desperta amplo interesse de escolas e estudantes, especialmente os de ensino médio: no ano passado, cerca de 13 mil crianças e adolescentes de 300 escolas públicas e particulares do estado visitaram a Ufes. Para melhor recebê-los, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que as escolas se inscrevam por meio do link bit.ly/InscriçãoMP2019 (a inscrição é obrigatória para quem pretende fazer refeições nos restaurantes universitários no dia da visita). Também é possível fazer agendamentos prévios para a Mostra de Ciências, que terá início no dia 22, por meio do site mostradeciencias.ufes.br.

Outro grande evento da Semana, a XXIX Jornada de Iniciação Científica da Ufes apresentará cerca de mil trabalhos de todas as áreas do conhecimento expostos em forma de pôster. As atividades serão realizadas no campus de Goiabeiras (com trabalhos dos campi de Goiabeiras e de Maruípe), entre os dias 23 e 25; no campus de Alegre, no dia 25; e no campus de São Mateus, em 6 de novembro. A programação da jornada se encerra com as exposições orais, que serão realizadas em novembro.

Ainda poderão ser vistas, durante a Semana, as ações da Universidade junto à sociedade na VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura. As atividades terão início no dia 21, com as apresentações orais de trabalhos selecionados para o Prêmio de Extensão Maria Filina. Nos dias 24 e 25, vários projetos da Ufes serão exibidos no campus de Goiabeiras, onde o visitante poderá seguir pelas Trilhas da Extensão, conhecer diversos trabalhos, como os de Engenharia Mecânica, Elétrica e Robótica, visitar museus e espaços culturais da Ufes e participar de manifestações culturais.

Mais informações sobre a programação poderão ser consultadas nos sites das pró-reitorias de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão.

Texto: Lídia Neves
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)