Ufes sedia conferência internacional sobre construção e sustentabilidade

06/09/2016 - 17:34  •  Atualizado 12/09/2016 15:32
Compartilhe

Pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de diversos países estarão no Campus de Goiabeiras entre os dias 7 e 9 de setembro para participar da Conferência  Internacional da SBE16 – Sustentabilidade no Ambiente Construído. O evento terá como tema central “Comunidades Urbanas Sustentáveis para um Ambiente de Impacto Quase Nulo”.

Esta e outras matérias estão disponíveis na edição 514 do Jornal Informa. Para ler o jornal na íntegra acesse: http://www.comunicacao.ufes.br/edi%C3%A7%C3%B5es-2016

O evento é organizado pelo Laboratório de Planejamento e Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes com a parceria da universidade portuguesa de Minho e é preparatório para Conferência Mundial de Sustentabilidade no Ambiente Construído, marcada para junho de 2017, em Hong Kong.

A conferência busca a ampliação das discussões e o comprometimento dos profissionais da construção civil com os princípios do desenvolvimento sustentável. Entre os temas que serão debatidos estão os sistemas de energias renováveis, planejamento urbano para as comunidades sustentáveis, mobilidade urbana e acessibilidade, tecnologias para um ambiente de construção sustentável, adaptação de cidades e edifícios às mudanças climáticas e governança e estratégias para um ambiente construído sustentável.

O evento, único da América Latina, será composto por palestras, mesas de debate, sessões técnicas e workshops. A estimativa é de que 250 pessoas, principalmente das áreas de arquitetura e engenharia, participem da conferência. Já está confirmada a presença de pesquisadores do Canadá, Portugal, Argentina, Equador, Colômbia, Portugal, México, Estados Unidos e Alemanha.

Evolução

Para a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes e coordenadora do evento Cristina  Engel, a realização de um evento como o SBE16 em Vitória significa anos de evolução nas discussões sobre o tema. “Profissionais de vários países, com diferentes realidades socioambientais, estarão reunidos na Universidade, tendo como pano de fundo a nossa realidade. Nossos alunos de graduação e de pós-graduação terão a oportunidade ímpar de dialogar com os maiores especialistas de diversas áreas e, assim, ampliar seus horizontes e perspectivas”, enfatiza.

Além disso, Engel espera incrementar o diálogo entre as pessoas. “Mais do que a exposição do que existe de melhor da pesquisa na área, esperamos possibilitar um local de encontros, de formação de redes de trabalho, de incremento ao intercâmbio. Queremos também mostrar as potencialidades de nossa Universidade para outros pesquisadores internacionais”, ressalta.

As demais conferência regionais SBE16 estão sendo realizadas nas cidades de Dubai (Emirados Árabes Unidos), Turim (Itália), Hamburgo (Alemanha), Valleta (Malta), Utrecht (Holanda), Dublin (Irlanda), Zurique (Suíça), Praga (República Tcheca), Manila (Filipinas), Singapura (Singapura), Toronto (Canadá), Helsinki (Finlândia), Tallinn (Estônia), Istambul (Turquia), Tessalônica (Grécia), Chongqing (China), Sydney (Austrália), Cairo (Egito), Malmo (Suécia) e Seul (Coreia).


Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho