Ufes sedia I Encontro da Internacionalização da Educação do Espírito Santo

19/04/2018 - 18:24  •  Atualizado 26/04/2018 11:21

A Ufes sedia na segunda-feira, dia 23, às 9h30, o I Encontro da Internacionalização da Educação do Espírito Santo: experiências do Brasil, França e Estados Unidos. O encontro será realizado no auditório do LabPetro, no campus de Goiabeiras (Vitória).

O evento terá como palestrantes Nathalie Fick, da Universidade de Lorraine  (França), que falará sobre O papel das relações internacionais no ecossistema da universidade; e Lukas Murphy, da Columbia University  (Nova Iorque, EUA), que vai tratar do tema Um caminho para a internacionalização do currículo.

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes, professora Patrícia Alcântara Cardoso, o encontro será uma oportunidade para que gestores da área de Educação e docentes conheçam diferentes experiências de internacionalização.

“A professora Nathalie Fick foi secretária de relações internacionais de uma faculdade de Engenharia, que oferece cinco cursos da área. Atualmente, ela é diretora de relações internacionais de uma universidade que tem vários campi em diferentes cidades da região de Lorraine. Ela vai nos apresentar, então, um ecossistema de uma faculdade considerada pequena e o de uma grande universidade, entre outros, e como é uma política de atratividade de estudantes estrangeiros para uma cidade pequena, como é Nancy. Já o professor Lukas participa de programa de internacionalização do currículo do ensino médio junto ao Ifes. Essa parceria com a Columbia University possibilita que estudantes que tenham proficiência em inglês façam disciplina no exterior. Além disso, professores estrangeiros também vêm para lecionar algumas disciplinas em inglês, com conteúdos obrigatórios ou disciplinas extracurriculares”, explica a professora Patrícia.

Esse encontro é promovido pela Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES), que tem a participação da Ufes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Faculdade do Centro Leste (UCL) e Universidade de Vila Velha (UVV).

A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Texto: Letícia Nassar