Ufes sedia simpósio nacional sobre gestão em Saúde

02/12/2013 - 16:12  •  Atualizado 03/12/2013 17:16

Por Jorge Medina

Com o objetivo de estimular e fortalecer o debate acadêmico e as interações com a prática da gestão na organização de programas e políticas públicas desenvolvidas nas diferentes esferas governamentais, o Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc) da Ufes promove, a partir desta terça-feira, dia 3, o Simpósio Nacional de Gestão e Práticas em Saúde, como o tema “Da Política à Ação”.

O evento será realizado até o dia 4 de dezembro no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, e vai proporcionar debates com gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde.

Participarão do simpósio professores e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Entre os assuntos que serão discutidos estão o direito à saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); os modelos de atenção; e as políticas da atenção básica.

Pesquisas

O Nupgasc é coordenado pela professora Rita de Cássia Duarte Lima e agrega docentes, estudantes de graduação na área de Saúde e afins, e estudantes de pós-graduação em Saúde Coletiva, com o objetivo de estudar, debater e pesquisar temas relacionados a política, gestão e avaliação em Saúde Coletiva. O Núcleo tem participado de pesquisas e intervenções nessas áreas, contribuindo especificamente para o fortalecimento do SUS.

A programação completa está disponível no endereço eletrônico http://www.saudecoletivaufes.com.br .