Ufes sediará Congresso Internacional de Inovação, Políticas e Governança Pública

14/08/2018 - 17:31  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

Entre os dias 29 e 31 de agosto, a Ufes recebe o Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil – em sua quinta edição – e o Congresso Internacional de Inovação, Políticas e Governança Pública (CIPGP). O objetivo é debater as experiências de operacionalização da Lei de Acesso à Informação (LAI) e dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SIC), e discutir políticas, gestão, tecnologias da informação e disseminação do conhecimento, para a busca de soluções inovadoras no serviço público.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os eventos vão ocorrer, simultaneamente, no Cine Metrópolis, no campus Goiabeiras, e todas as informações, incluindo a programação, podem ser acessadas no endereço http://eventos.ufes.br/CIPGP/cipgp .

A abertura dos eventos ocorrerá no dia 29, às 9 horas, com a palestra magna sobre o tema “Classificação das informações, privacidade e sigilo”, que será proferida pelo ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, com a participação do professor da Universidade do Porto, Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva. Nos três dias, os eventos ocorrerão entre 8 e 17 horas.

Gestão Pública

O Congresso Internacional de Inovação, Políticas e Governança Pública (CIPGP) é o primeiro congresso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) da Ufes. Já o V Encontro de Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) das instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil é uma iniciativa de ouvidorias das universidades públicas do país e que este ano é coordenado pela Ouvidoria da Ufes. Os eventos são realizados com apoio das secretarias de Ensino a Distância (Sead) e de Cultura da Ufes, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do PPGGP e da Coordenação do Sistema de Arquivos (Siarq/Proad).

Entre as temáticas que serão discutidas estão Inovação, desempenho e tecnologias digitais na gestão pública; Disseminação da informação e conhecimento na gestão pública e Serviços de Informações ao Cidadão; Identidade revelada: entraves na busca por informação pública no Brasil; Programa Brasil Transparência: ação e prevenção; SIC: da proposta à utilização; Direito digital, processo eletrônico e gestão documental no auxílio ao cumprimento da LAI; Plano de dados abertos: relatos e experiências; Observatório de Indicadores da cidade de Vitória; e Observatórios: disseminação do conhecimento.

De acordo com o ouvidor geral da Ufes, professor Aureo Banhos dos Santos, os eventos são técnicos e acadêmicos, e serão realizados a partir da integração de diferentes setores da Universidade que lidam com a informação. “A iniciativa busca aperfeiçoar os sistemas de informação e capacitar gestores públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal, para que a sociedade tenha facilitada a busca por informações”, destacou. Segundo ele, o objetivo é ampliar a transparência no serviço público, para que os cidadãos participem e acompanhem o desempenho das instituições.

Texto: Hélio Marchioni e Luiz Vital