Ufes seleciona voluntários para auxiliar estudantes estrangeiros em 2019

04/12/2018 - 16:03  •  Atualizado 06/12/2018 13:51

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) está à procura de voluntários para ajudar na acolhida de estudantes estrangeiros na Universidade. Podem se candidatar ao Programa “Anjos na Ufes” estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos administrativos e docentes da Instituição. Os interessados têm até o dia 7 de dezembro para se inscrever, preenchendo o formulário disponibilizado pela SRI (acesse aqui). A seleção dos participantes ocorrerá mediante análise de perfil, que deve ser compatível com o dos estudantes estrangeiros acolhidos.

Os voluntários irão auxiliar os intercambistas durante a adaptação deles à nova rotina de estudos na Ufes. O “anjo” deve se dispor a oferecer apoio linguístico básico, orientações culturais, informações sobre a vida acadêmica na Ufes e dicas de vivência no município onde está localizado o campus onde o estudante estrangeiro irá estudar. A adesão ao Programa não implica em compromissos de moradia ou alojamento entre as partes.

A participação no “Anjos na Ufes” permite interações que auxiliem ambas as partes em seu conhecimento linguístico, embora este não seja um projeto de ensino/aprendizado de idiomas. Os voluntários poderão solicitar, na SRI, ao final do período de acompanhamento do estrangeiro, um certificado de participação no Programa.

Oportunidade de ajudar

“Uma experiência única!” É assim que o “anjo” Amora Souza, define sua participação no Programa da SRI, em 2018. A estudante de Arquivologia afirma que ser voluntária  no projeto permitiu o conhecimento de uma nova cultura e novos pensamentos, além da oportunidade de ajudar outra pessoa, se colocando no lugar de alguém que está longe de casa e dos familiares. “Ajudar na adaptação, com documentos, tirar dúvidas sobre alimentação, lugares, clima, e sobre a própria Universidade, além de trocar risadas... É algo muito bom mesmo!”, declara Amora, que pretende continuar participando do Programa no próximo ano.

Além de acompanhar a adaptação de uma equatoriana, mestranda em Engenharia Ambiental, Amora teve oportunidade de conhecer outros intercambistas. “Amei demais poder receber e ajudar todos que pude! Como eles são estrangeiros, novos aqui, andam juntos. Então, qualquer ajuda para um, também é para todos”, explica a voluntária.

Amora, que cursa o 8º período, apenas lamenta não ter tanto tempo quanto gostaria para poder se dedicar ao “Programa Anjos”: “O único ponto negativo foi não ter passado mais tempo com ela, por minha rotina ser um pouco agitada. Ainda assim, sempre mandava mensagem, perguntava como ela estava”, conclui o “anjo”.

Mais informações sobre as inscrições para o Programa “Anjos na Ufes” estão no Edital anexado abaixo e na página da Secretaria de Relações Internacionais (acesse aqui)

Texto: Nábila Corrêa