Ufes tem 25 projetos aprovados em editais de apoio a Núcleos Emergentes e de Excelência

26/12/2018 - 15:19  •  Atualizado 28/12/2018 16:55

A Ufes conquistou a aprovação de 25 projetos nos editais do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) e do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Em média, nos dois editais, a Universidade vai obter cerca de R$ 5,6 milhões de incentivo à pesquisa, entre os R$ 6,97 milhões a serem disponibilizados pela Fundação.

No Pronem, das 22 propostas contempladas, 18 são da Ufes. O objetivo do edital foi selecionar núcleos emergentes do Espírito Santo, tanto os já estabelecidos quanto aqueles em fase de implantação, coordenados por pesquisadores bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq.

Já no Pronex, sete dos nove projetos aprovados são de pesquisadores da Universidade. Para participar deste programa, os núcleos tiveram que comprovar o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais. Além disso, os coordenadores devem ser pesquisadores bolsistas de produtividade nível 1 do CNPq, com significativa liderança dentro da área de pesquisa, inserção nacional e internacional, e excelência continuada na produção científica e na formação de recursos humanos.

Os projetos estão inseridos nas grandes áreas de Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Sociais Aplicadas. A relação dos projetos aprovados nos editais está disponível nos arquivos anexados abaixo.

"Tivemos uma grande participação dos professores da Universidade em projetos de núcleos de emergência e de excelência. Isso representa o comprometimento e a dedicação dos nossos docentes à pesquisa e à formação de pessoas. Precisamos também destacar a atuação da Fapes, que tem se empenhado para realização de diversos editais nos últimos anos", ressalta o professor e diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Fábio Luiz Partelli.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Assessoria de Comunicação/Fapes