Ufes tem primeiro aluno surdo a defender mestrado

06/08/2013 - 08:38  •  Atualizado 12/08/2013 09:01

por Hélio Marchioni

Com a defesa da dissertação “A inclusão do aluno surdo no Ensino Médio”, o estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes Ademar Miller Júnior tornou-se o primeiro surdo a obter o título de mestre pela Universidade. Ele foi aprovado sem ressalvas no último dia 29 de julho, diante de um público de mais de 100 pessoas, no auditório do Centro de Educação.

A banca examinadora foi composta pela orientadora do trabalho e professora do PPGE, Ivone Martins, da coorientadora e sub-chefe do Departamento de Educação Integrada em Saúde, Lucyenne Machado, da professora do PPGE, Edna Castro e  do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodrigo Marques.

A orientadora destaca que esse foi um marco histórico para a Ufes e para o PPGE. Além de ser o primeiro aluno surdo a concluir o mestrado na Ufes, Ademar também foi o primeiro a se formar no curso de pedagogia e o primeiro professor substituto da Ufes com surdez.

Segundo a professora Ivone, o mestrado de Ademar foi um desafio muito grande, pois no início o PPGE não tinha experiência com um aluno surdo. “ Secretaria, professores, colegas, tradutores/intérpretes, enfim, todos foram aprendendo aos poucos o papel de cada um”, enfatizou.

Além da orientadora e coorientadora, a equipe contou com cinco tradutores/intérpretes e uma monitora. As professoras do campus de São Mateus Keli Xavier e de Alegre Aline Bregonci também colaboraram, elaborando uma disciplina especial.

Júnior comemorou: “Tenho certeza de que serei um modelo para tantos outros que verão em mim uma possibilidade de entrar no mestrado. No futuro penso em fazer o doutorado, aqui ou nos EUA”.

Durante a pesquisa, Júnior teve uma bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e, em agosto de 2011, interrompeu o mestrado para participar de um intercâmbio de seis meses na Universidade Gallaudet, nos EUA, a única no mundo cujos programas são desenvolvidos para pessoas surdas.

Foto: Ademar Miller Júnior foi aprovado sem ressalvas pela banca examinadora. Crédito: Fernanda Bayer.