Últimos dias de inscrição para oito programas de pós-graduação. Confira!

10/06/2019 - 11:36  •  Atualizado 12/06/2019 15:12

Estão abertas, no mês de junho, mais de cem vagas para ingresso nos programas de pós-graduação da Ufes. São 88 oportunidades para mestrado, 20 para doutorado, além de 17 vagas para aluno especial do curso de mestrado em Ciência da Informação. Os selecionados ingressarão no 2º semestre letivo de 2019, exceto os do curso de mestrado em Economia que terão ingresso no 1º semestre de 2020.

Confira abaixo:

Educação Física

As inscrições para o curso de doutorado em Educação Física prosseguem até 12 de junho, na secretaria do Programa. Serão ofertadas 14 vagas. Além da conclusão do curso de mestrado e da proficiência em língua estrangeira, o candidato deverá ter pelo menos um artigo aceito ou publicado em periódico classificado como B5 ou superior no Webqualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ano 2015 - área 21, livro ou capítulo de livro, sem limitação temporal.

Estrangeiros, exceto quando português for a língua oficial do país de origem, deverão apresentar ainda Certificado Celpe-Bras até a data da qualificação do projeto.

Ciência da Informação

O curso de mestrado do PPGCI divulgou processo seletivo para 17 vagas de aluno especial. As oportunidades estão distribuídas entre as disciplinas Representação da Informação e do Conhecimento, Imagem e Memória e Mediação Cultural e da Informação.

Os interessados poderão se inscrever, de 10 a 24 de junho, na Secretaria do Programa, no campus de Goiabeiras, ou pelos Correios, na modalidade Sedex. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 50.

Doenças Infecciosas

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) está com inscrições abertas para três processos seletivos. A seleção para o curso de mestrado ofertará 12 vagas, enquanto a de doutorado, para candidatos brasileiros, ofertará oito vagas. A seleção para estrangeiros contará com três oportunidades.

O público-alvo dos processos seletivos são os profissionais graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas. Para os candidatos ao doutorado, exige-se ainda diploma de curso de mestrado reconhecido pelo órgão competente.

Os interessados podem se inscrever até 13 de junho. Os candidatos estrangeiros deverão se inscrever pelo e-mail processoppgdi2019@gmail.com; os demais devem se dirigir à Secretaria do PPGDI, campus de Maruípe, em Vitória, das 7h30 às 12h30, ou se inscrever pelos Correios, na modalidade Sedex ou equivalente.

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas recomenda aos candidatos entrarem em contato com os professores do programa para obter informações a respeito das linhas de pesquisas e da disponibilidade de orientação.

Ensino, Educação Básica e Formação de Professores

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) ofertará 13 vagas para seu curso de mestrado acadêmico. Os interessados deverão se inscrever até 18 de junho, por meio de formulário online.

As aulas do curso serão realizadas nos campus de Alegre e em Jerônimo Monteiro, nos períodos matutino, vespertino ou noturno, a critério de cada professor.

Informática

Até 30 de junho, prosseguem as inscrições para 23 vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), do campus de Goiabeiras. O público-alvo da seleção são candidatos com graduação nas áreas afins às linhas de pesquisa do Programa.

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail ppgi@inf.ufes.br. Será avaliada a nota do candidato no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (Poscomp) e o currículo lattes.

Biotecnologia

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia ofertará três vagas para o curso de mestrado. O público-alvo são os egressos de curso superior em áreas afins à Biotecnologia. O período de inscrições é de 15 de junho a 1º de julho, pelo e-mail selecaobiotec@gmail.com.

As atividades do mestrado em Biotecnologia, com áreas de concentração Biotecnologia na Saúde e Biotecnologia no Agronegócio, serão realizadas no campus de Maruípe, mas o projeto do aluno poderá ser desenvolvido em outros locais, dependendo de cada orientador ou projeto de pesquisa. É necessária dedicação dos estudantes em tempo integral.

Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis), do campus de Goiabeiras, está com inscrições abertas, até 3 de julho, para sete vagas de mestrado e nove de doutorado. As duas seleções irão considerar o currículo do candidato e o resultado no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF) ou em avaliações semelhantes, definidas nos respectivos editais.

Para a seleção do curso de mestrado, aqueles que apresentarem resultado em outras avaliações também deverão providenciar Carta de Aceite de docente do PPGFis.

As inscrições com a documentação exigida devem ser enviadas para o e-mail ppgfis.ufes@gmail.com. As inscrições para o EUF e para a PPGFis são independentes. Para mais informações sobre o Exame Unificado, clique aqui.

Economia (Mestrado 2020)

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco), do campus de Goiabeiras, divulgou processo seletivo para 16 vagas de seu curso de mestrado. O ingresso será no 1º semestre de 2020. A seleção será realizada por meio do Exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), que receberá inscrições até 31 de julho. Para mais informações sobre o Anpec, clique aqui.

Texto: Nábila Corrêa