União em defesa da Universidade é destaque na abertura da Semana do Servidor

22/10/2019 - 18:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Começou nesta terça-feira, 22, a IV Semana do Servidor, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). Na cerimônia de abertura, realizada durante a manhã na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), foram destacadas a importância dos servidores públicos no cumprimento da missão da Universidade e a necessidade de união da comunidade acadêmica e da sociedade em defesa das instituições de ensino superior públicas.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte (foto), agradeceu aos servidores por seu trabalho em prol da instituição. "Nosso compromisso é fazer nossas atividades o melhor possível, para honrar os que nos antecederam e para entregar, a quem nos suceder, uma instituição melhor. E isso depende da contribuição de todos: docentes, técnicos-administrativos, estudantes e sociedade".

Centoducatte destacou o compromisso dos servidores públicos, em primeiro lugar, com a sociedade brasileira – especialmente com a capixaba –, e em segundo lugar com a instituição. Em nome desses compromissos, apontou que foi necessário fazer ajustes. "Muitos ajustes foram dolorosos, mas os fizemos em uma escala de prioridade, conforme o nosso compromisso", apontou o reitor, para quem foi especialmente difícil cortar as bolsas dos estudantes. "Foi a maior dor que eu sofri em toda a gestão, porque elas estão ligadas à formação profissional, e também às atividades de pesquisa e de extensão, que aproximam a Ufes da sociedade", declarou.

Diferentemente de outros cortes e contingenciamentos sofridos pela Universidade, o reitor explicou que o realizado neste ano fez desaparecer dotações orçamentárias, o que impossibilitou a realização de alguns contratos e licitações. Isso atrasou algumas contratações, já que seus processos só puderam ser iniciados após a liberação de recursos pelo Ministério da Educação, realizada na última sexta-feira, 18.

Centoducatte salientou que a atuação de cada servidor contribui para que a Universidade se fortaleça como um espaço de oportunidades e de mobilidade social por meio da educação, bem como de exercício e promoção da cidadania, da democracia e do Estado Democrático de Direito. "É por isso que somos servidores públicos: para servir à sociedade".

Apoio mútuo

A diretora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, ressaltou que cabe aos servidores públicos mostrar à sociedade o papel e a importância da instituição. "Precisamos mostrar que a Ufes é de todo mundo, que toda a comunidade pode usufruir da Universidade", afirmou. Além disso, ela destacou a importância da cooperação e da união entre os servidores em busca da qualidade de vida. "Precisamos apoiar uns aos outros para enfrentar as dificuldades sem adoecer", ressaltou a diretora, que representou a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas no evento.

A coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), Luar Santana, apontou que as dificuldades que a Universidade vem enfrentando motivaram uma maior união da Ufes e dos representantes dos servidores técnico-administrativos, professores e estudantes em defesa da instituição. "Queremos lembrar ao trabalhador a importância que ele tem nessa prestação de serviços. Que possamos, após esta semana, estar mais inspirados e motivados", apontou.

Para o diretor da Adufes Leonardo Dutra, os servidores públicos têm sofrido diversos ataques e sido responsabilizados de forma indevida pela crise política e fiscal que o país vive. "Nesse momento de ataque, é nosso papel mostrar nossa força, e também nosso carinho e orgulho da Ufes. Temos que nos manter unidos com aqueles que se orgulham de formar seus parentes aqui. Os que acreditam na Ufes são maioria", concluiu.

Programação

A Semana do Servidor é realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e conta com diversas atividades, realizadas de maneira voluntária. A programação ocorre nos campi de Goiabeiras e de Maruípe, em Vitória, de Alegre e de São Mateus, com a realização de oficinas, orientações terapêuticas, palestras, shows, jogos, sorteios e danças, entre outras ações, que podem ser conferidas em progep.ufes.br.

As atividades são organizadas pela Progep, com o apoio do Sintufes, da Adufes, da Cooperativa de Crédito dos Servidores da Ufes (Cred-Ufes), da Associação dos Aposentados da Ufes (Asaufes) e da Geap Autogestão em Saúde.

Texto: Lidia Neves
Foto: Jorge Medina