Universitário por um dia: projeto do Ceunes recebe população no campus de São Mateus

23/07/2019 - 09:11  •  Atualizado 25/07/2019 11:01

Cerca de cem estudantes de escolas de ensino médio de São Mateus e municípios adjacentes participam, a cada mês, do projeto Universitário Por Um Dia. O objetivo é apresentar o campus da Ufes em São Mateus, em especial os cursos de graduação ofertados pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), não só para os alunos, mas para toda a população local.

Esta matéria foi publicada na edição 545 do jornal Informa. Clique aqui e acesse a edição na íntegra.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais (Seri) do campus. No tour realizado, os participantes têm uma experiência de breve convívio com a comunidade acadêmica, conhecem laboratórios, biblioteca, restaurante universitário, salas de aula, auditório e outros espaços, como a Fazenda Experimental. Também durante a visita, a Secretaria Única de Graduação explica os requisitos para participação nos atuais processos seletivos do Centro: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Procampo. Já a Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (Casas) apresenta os serviços ofertados à comunidade acadêmica e os benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes-Ufes), cujo objetivo é garantir a permanência dos alunos na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão.

“O projeto tem o objetivo de apresentar o campus, em especial os cursos de graduação do Ceunes, para a população, com um enfoque especial na divulgação junto às escolas de ensino médio. Para nós, é de suma importância despertar o interesse no estudante do último ano do ensino médio para ele conhecer e participar dos processos seletivos dos cursos de graduação aqui ofertados”, afirma a servidora da Seri e coordenadora do projeto, Thays Rodrigues.

As instituições interessadas em agendar as visitas devem entrar em contato com a Secretaria de Relações Institucionais por meio dos telefones 27 3312-1763 e 3312-1799 ou pelo e-mail seri.ceunes@.ufes.br.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Thays Rodrigues