Universo no Parque debate buracos negros, imagens e sombras neste domingo, 2

No início do mês abril, a colaboração do Event Horizon Telescope (EHT) divulgou o que seria a imagem obtida de um buraco negro no centro de uma galáxia distante de nós a aproximadamente 50 milhões de anos-luz. Esse resultado excepcional é mais uma indicação da existência dos buracos negros, objetos previstos pela Teoria da Relatividade Geral. A imagem obtida pelo EHT ocorre quando se comemora os cem anos das medidas da deflexão da luz em Sobral (no estado do Ceará), que foi o primeiro teste observacional da Teoria da Relatividade Geral.

O impacto desses resultados para a Física, a Astrofísica e a Cosmologia será abordado durante a palestra Buracos negros, imagens e sombras, que o professor do Departamento de Física da Ufes Júlio César Fabris ministrará no projeto Universo no Parque, neste domingo, 2 de junho.

A palestra é gratuita, aberta ao público, e será realizada das 11 às 11h40, no auditório principal do Parque Botânico da Vale, localizado na Avenida dos Expedicionários, s/n, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Cosmo Ufes

O projeto é uma iniciativa do grupo de pesquisa Cosmo Ufes, do curso de Física, que tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para fora das salas de aula, sempre em um domingo do mês.

“O importante é levar as discussões científicas para o grande público, de modo que sejam difundidas na sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. É um feito pequeno, mas esperamos que se torne algo grande no futuro”, afirma o professor Fabris, que também é o coordenador do projeto.

Mais informações sobre o grupo de pesquisa Cosmo Ufes estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org.

Texto: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.