Vinte escolas estaduais de Ensino Médio recebem primeira edição do ProUfes

02/10/2015 - 17:57  •  Atualizado 05/10/2015 17:14

As pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) concluíram a primeira etapa do projeto Ufes na Escola (ProUfes). Vinte escolas públicas de Ensino Médio da rede pública estadual receberam a primeira edição do projeto, que passará a ser permanente e anual.

O ProUfes iniciou suas atividades em agosto com objetivo de oferecer, aos estudantes da 3ª série do ensino médio e aos profissionais da educação pública, informação qualificada sobre os cursos oferecidos na Ufes e o sistema de reserva de vagas dos processos seletivos da Universidade. Ao todo, foram realizados 12 seminários nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, São Mateus e Alegre, contemplando cerca de 600 estudantes.

O ProUfes é uma parceria da Prograd e da Proaeci com a Gerência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu/ES).

Segundo o diretor do Departamento de Apoio Acadêmico da Prograd, professor Itamar Mendes, a Universidade já faz a divulgação dos seus cursos e processos seletivos nos eventos realizados pelo Governo do Estado, como a Feira de Ciências e os Jogos na Rede. “Apesar de toda a divulgação que fazemos, ainda encontramos alunos que nos perguntam sobre o valor da mensalidade para estudar na Ufes. É preciso um trabalho permanente de orientação e divulgação”, enfatiza.

Iniciativas

Além do ProUfes, que é de responsabilidade da Prograd e vai até as escolas, a Proaeci possui o projeto Ufes de Portas Abertas, que recebe estudantes no campus de Goiabeiras para conhecer estrutura, instalações e processos seletivos da Universidade.

Itamar Mendes destaca que o foco é desenvolver ações voltadas aos estudantes do ensino médio, promovendo a divulgação e a informação sobre os cursos de graduação, o sistema de reserva de vagas nos processos seletivos de ingresso, bem como sobre o Programa de Assistência Estudantil, contribuindo para a escolha, o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação.

Texto: Hélio Marchioni e Thereza Marinho