Parceria com universidade holandesa abre novas vagas para intercâmbio

24/09/2014 - 17:15  •  Atualizado 25/09/2014 18:29

Até o dia 15 de outubro, estudantes de graduação das áreas de Ciências da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Ufes podem se inscrever no processo seletivo para participar do intercâmbio entre a Universidade e a instituição holandesa Hanze University of Applied Sciences. O intercâmbio é realizado por meio do programa Branetec, uma cooperação entre Brasil e Holanda voltada para estudantes de graduação.

Os alunos interessados podem realizar a inscrição gratuitamente na Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), de segunda a sexta, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.

Na segunda feira, 22, o reitor Reinaldo Centoducatte recebeu cinco professores da Hanze University (foto) para discutir a parceria, que tem como objetivo ampliar a mobilidade dos  estudantes dos dois países. Juntamente com professores do Centro Tecnológico, a equipe também realizou visitas aos laboratórios e ofereceu uma palestra aos alunos.

Critérios

Este é o segundo ano que o programa leva estudantes ao exterior. Neste ano, são oferecidas quatro vagas destinadas a estudantes que tenham completado carga horária de 20% a 60% do curso até o momento da viagem, que será entre janeiro e fevereiro de 2015. O processo de seleção será feito pelas comissões brasileira e holandesa responsáveis pelo projeto. Os critérios para a seleção são a proficiência na língua inglesa e o bom desempenho acadêmico, dando prioridade a alunos que tenham participado de publicação de artigos, projetos de iniciação científica e prêmios em olimpíadas científicas.

Os estudantes selecionados para o intercâmbio farão parte de sua graduação na Holanda por um período de até um ano letivo. Eles terão benefícios de seguro saúde, auxílio instalação, bolsa de estudos, material didático e passagens aéreas. Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ct.ufes.br/files/Edital_Alunos_UFES_2014.pdf

Por Laís Rocio (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho), com foto de Jorge Medina