Ufes apresenta novo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

10/02/2015 - 10:52  •  Atualizado 11/02/2015 13:54

A Ufes apresentou oficialmente à comunidade universitária na tarde desta segunda-feira, 9, o novo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Anilton Salles. A cerimônia foi realizada no salão de audiências do gabinete da Reitoria e contou com a participação de representantes dos Centros e da gestão.

Salles é professor aposentado do Departamento de Informática da Ufes e estava, desde 2011, na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Ele é formado em Engenharia Mecânica pela Ufes (1976), possui mestrado em Matemática Aplicada (1978) e doutorado em Engenharia Elétrica (1987), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Na Ufes desde 1978, ele também foi diretor executivo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida de 1992 a 1995.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, ressaltou a trajetória e experiência de Anilton, dentro e fora da Universidade. "Anilton é um professor e pesquisador reconhecido, com experiência de gestão, tendo realizado um trabalho consistente na Fapes, onde deixou um legado importante para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Estado", destacou. Para Centoducatte, Anilton vai imprimir um ritmo adequado ao estágio atual de desenvolvimento da Universidade, com planejamento de médio e longo prazo para que ela possa continuar crescendo de modo sustentável.

O novo pró-reitor enfatizou que, mesmo em um ano mais difícil, com menos recursos, se sente motivado ao assumir a nova função, pois acredita que as dificuldades geram as oportunidades: "É na adversidade que o gestor público precisa mostrar a sua capacidade e criatividade para realizar ações. Espero dar mais efetividade aos processos de planejamento, a partir de uma visão de construção coletiva. Meu gabinete estará permanentemente aberto a todos", afirmou Anilton.

Por Ana Paula Vieira, com foto de Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira)