Ufes concede o título Doutor Honoris Causa ao escritor Rubem Alves (in memoriam)

09/06/2015 - 15:50  •  Atualizado 10/06/2015 11:38

O escritor, educador e psicanalista Rubem Azevedo Alves (foto) será homenageado nesta quarta-feira, 10, com a outorga do título honorífico Doutor Honoris Causa concedida in memoriam pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel.

A solenidade será realizada às 9 horas, no auditório da capela do Colégio Martin Lutero, localizada no bairro Bento Ferreira, em Vitória. A cerimônia também faz parte do II Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões, que está sendo promovido entre os dias 9 e 12 de junho pela Faculdade Unidas com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes. O evento contará com a participação dos professores da Ufes Edebrande Cavalieri, Antônio Vidal Nunes e Hiran Pinel.

"O homem é antes de tudo um ser de amor. Como filósofo, Rubem Alves indicou veredas novas; como poeta, cronista do cotidiano e místico, usa metáforas escrevendo a partir do fluir da vida; não usa as palavras frias da ciência, mas as palavras saborosas dos poetas.”, descreve o professor Antônio Vidal Nunes, autor da tese de doutorado "A pedagogia do afeto de Rubem Alves: um estudo de seus pressupostos filosóficos".

A outorga do título honorífico Doutor Honoris Causa ao escritor Rubem Alves foi proposta pelo professor do Departamento de Línguas e Letras da Ufes, Santinho Ferreira de Souza, com aprovação do Conselho Universitário.

Rubem Alves

Rubem Azevedo Alves foi psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países. Foi bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas; mestre em Teologia; doutor em Filosofia pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou em diversas universidades e instituições de ensino. Tinha um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)