Exposição apresenta corpo humano e evolução do Aedes aegypti

03/03/2016 - 16:38  •  Atualizado 09/03/2016 16:30

O projeto Museu de Ciências da Vida, coordenado pelo professor Athelson Stefanon Bittencourt, apresenta, no primeiro andar do prédio da Reitoria, a exposição O Admirável Corpo Humano. Estão expostas mais de 40 peças do corpo humano, que foram plastinadas pela equipe do Laboratório de Plastinação, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/Ufes). Esqueleto, cérebros, fetos e outros espécimes anatômicos são apresentados aos visitantes por monitores que explicam desde o funcionamento dos órgãos a doenças que afetaram alguns deles.

A plastinação é um método de preservação de espécimes biológicos que permite ao seu observador ter uma visão mais próxima de sua aparência em vida. Essa técnica, que foi trazida ao Espírito Santo pelo professor Athelson, não deixa odor desagradável e permite uma durabilidade maior às peças.

A exposição faz parte da programação de recepção aos estudantes neste primeiro semestre e foi aberta no dia 1º de março, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e de gestores da Universidade.

Mosquito

Os visitantes também poderão ver uma seção especial sobre a evolução do mosquito Aedes aegypti em quatro estágios de seu desenvolvimento: o ovo, a larva, a pulpa e o mosquito, além das imagens em microscópio eletrônico. “As três primeiras etapas serão visualizadas por meio de lupa. O mosquito é apresentado em um modelo ampliado para que o visitante possa ver melhor suas características”, explicou o professor Athelson.

A exposição fica no primeiro andar do prédio da Reitoria até o dia 30 de junho, é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Texto: Letícia Nassar
Foto: Jorge Medina