Quatro personalidades ligadas à Ufes recebem Comenda Maurício de Oliveira

04/11/2016 - 15:09  •  Atualizado 07/11/2016 10:31

Quatro personalidades ligadas à Ufes serão homenageadas com a Comenda Maurício de Oliveira, concedida anualmente pela Prefeitura de Vitória como forma de reconhecimento a pessoas que ajudaram a impulsionar a cultura local. Receberão a honraria as ex-professoras Glecy Coutinho e Maria Helena Lindenberg, a ex-aluna Ariane Meireles e o ex-servidor Reinaldo Santos Neves.

O evento acontece nesta sexta-feira, 4, a partir das 19 horas, na área onde está a estátua de Maurício de Oliveira, na praia de Camburi (próximo ao quiosque 4). Também serão homenageados o vendedor de vinis Valter Vieira da Silva, mais conhecido como Golias, e o músico Mário Ruy Nogueira Brandão.

A comenda foi instituída em 2010 e nomeada em memória ao maestro Maurício de Oliveira, considerado uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Os homenageados são escolhidos por meio de uma comissão formada por seis membros: três representantes do poder público municipal e três representantes da sociedade civil.

Confira a biografia dos homenageados:

Ariane Meireles

Graduada em Educação Física pela Ufes, é profissional da dança afrobrasileira desde a década de 1980. Participou de importantes grupos do gênero, como Axé de Obá, Abi Dudu e NegraÔ. Sua atuação sempre conjugou a dança com o ativismo social para negras e negros. É mestra em Política Social pela Ufes e doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Porto, em Portugal.  Continua na ativa com o grupo Griôs da Dança, formado por mulheres que dançam, contam histórias e revolucionam suas vidas com o fortalecimento mútuo.

Glecy Coutinho

Sua trajetória se mistura com a história recente da cultura do Espírito Santo. Em João Neiva, onde nasceu, trabalhou como professora, experimentou o teatro amador e descobriu o cinema. Foi professora do curso de Comunicação Social da Ufes de 1979 a 1995, onde também se graduou. Foi diretora do Departamento Estadual de Cultura e do Diário Oficial, além de chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e secretária municipal de Cultura e Turismo de João Neiva.

Maria Helena Lindenberg

Um dos nomes mais ativos na cultura do Espírito Santo, é artista plástica formada pela Ufes, onde também lecionou por mais de 25 anos nas disciplinas de Desenho e Litografia. Foi chefe da Divisão de Artes Visuais do Departamento Estadual de Cultura do Estado e coordenadora de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura, sendo responsável pela implantação do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e da Casa Porto das Artes Plásticas. Participou de inúmeras publicações e expôs em importantes espaços como a Galeria Homero Massena, Galeria Prestes Maia, em São Paulo, Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e Science and Culture Centre, nos Estados Unidos.

Reinaldo Santos Neves

É considerado um dos maiores nomes da literatura produzida no Espírito Santo. Como escritor, dedicou-se sobretudo à prosa de ficção. Foi servidor técnico-administrativo da Ufes de 1970 a 2012, onde ocupou, entre outros, os cargos de diretor da Divisão de Editoria da Fundação Ceciliano Abel de Almeida (1978-89), coordenador de Literatura da Secretaria de Produção e Difusão Cultural (1992-95) e administrador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes (1996-2012). Aposentou-se em 2012.

Texto - Patrícia Garcia
Imagem - Prefeitura de Vitoria