Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza o gerenciamento da vida acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação presencial da Ufes. Tem como atribuições a coordenação da execução de políticas no que se refere ao suporte técnico-pedagógico às unidades acadêmicas, o apoio ao estudante e o registro e controle acadêmico do ensino de graduação, de acordo com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como base as orientações legais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Pró-reitora:  Profª Drª Cláudia Maria Mendes Gontijo

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
E-mail: gabinete.prograd [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Prédio da Prograd, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES
Site: www.prograd.ufes.br

DEPARTAMENTOS:

DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO - DDP
Elabora, fomenta, coordena, assessora, orienta e acompanha os programas de desenvolvimento curricular e aperfeiçoamento do pessoal que atua com o ensino de graduação, observando as normas legais, a missão da Universidade e a política de ensino de graduação definida. Trabalha para a elaboração, implantação e desenvolvimento de programas de assessoria e formação de docentes e técnicos que atuam na graduação; atua na elaboração e proposição de diretrizes e normas para a organização, desenvolvimento e acompanhamento pedagógico dos cursos de graduação; atua no assessoramento à Câmara Central de Graduação; preside a Comissão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para elaboração de normas para ingresso de estudantes; e coordena o Fórum de Licenciaturas.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: (27) 4009-2414 / 4009-7831
E-mail: ddp.prograd [at] ufes.br

Divisão de Acompanhamento de Currículos
Assessora, orienta e acompanha o desenvolvimento dos currículos dos cursos de graduação.

E-mail: ddp.prograd [at] ufes.br

REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO – DRCA
Responde pelo controle e registro da vida acadêmica dos estudantes da graduação, desde o ingresso até a emissão do diploma, e pelo suporte no atendimento à comunidade interna e externa sobre as normas que estabelecem a vinculação dos estudantes aos cursos de graduação. Possui as divisões de matrícula, controle acadêmico e de expedição e registro de diplomas, e realiza o registro de diplomas de faculdades particulares.

E-mail: drca.prograd [at] ufes.br

Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico
Prepara e emite editais de processos seletivos de ingresso, cadastro e matrícula dos ingressantes, trancamento de curso, registro de aproveitamento de estudos e dispensa de disciplinas, retificação e registro de notas, e retificação de dados cadastrais.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Telefone: (27) 4009-2418 / 4009-2422
E-mail: cmca.prograd [at] ufes.br

Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas
Realiza colação de grau, emissão e registro de diplomas, manutenção de vínculo, e revalidação de diploma de estrangeiro.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 18h
Telefone: (27) 4009-2417 / (27) 4009-7830 / (27) 4009-2420
E-mail: cerd.prograd [at] ufes.br

APOIO ACADÊMICO – DAA
Planeja, executa e acompanha projetos visando, por meio da interlocução com os colegiados dos cursos de graduação, desenvolver ações de apoio acadêmico aos estudantes da graduação.

E-mail: daa.prograd [at] ufes.br

Divisão de Acompanhamento Acadêmico
Realiza acompanhamento e apoio aos estudantes nas situações de evasão, desligamento, reprovação em disciplinas, trancamento, e programas de apoio acadêmico e de bolsas.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h às 17h
E-mail: daa.prograd [at] ufes.br

Divisão de Estágio
Desenvolve ações para o atendimento das normativas relativas ao estágio curricular obrigatório e não obrigatório; operacionaliza os programas de Mobilidade Acadêmica e de Acompanhamento de Estudantes Egressos.

Telefone: (27) 4009-2334 / 4009-2416
E-mail: estagios.daa.prograd [at] ufes.br

QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.