Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin)

A Seavin é o órgão responsável por coordenar e articular as ações de avaliação desenvolvidas na instituição, com o objetivo de trabalhar dentro dos pressupostos de uma Avaliação Institucional Participativa (AIP), entendendo que a reflexão de todos os envolvidos no processo educativo irá contribuir para o aprimoramento e a qualificação das atividades e dos cursos da Ufes.

Acompanha os processos de avaliação e reconhecimento de Curso, fornece informações referentes à preparação e acompanhamento de processos de natureza regulatória junto ao Ministério da Educação (MEC), especialmente junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), através do Sistema e-MEC – banco de dados governamental das instituições brasileiras de ensino superior.

É também responsável pela implementação dos indicadores de qualidade; pela sistematização e publicação da autoavaliação institucional, bem como pela implementação dos instrumentos de avaliação aprovados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes, entre eles a avaliação do docente pelos discentes, a autoavaliação docente, a avaliação da pós-graduação e o questionário do egresso.

A Seavin é corresponsável, em associação com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pela logística de preparação para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); e presta assessoria aos Cursos da Ufes para garantir o sucesso na realização deste exame.

De acordo com a legislação proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e coerente com a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes, são pertinentes à Seavin as seguintes atividades genéricas:

– Promover a participação da comunidade acadêmica nos processos de Avaliação Institucional e de Cursos;

– Dar suporte às ações do sistema formado pela CPA e pelas Comissões Próprias de Avaliação de Curso (CPACs);

– Orientar e coordenar atividades de preparação da Universidade para ações internas e externas no âmbito da avaliação e regulação institucional e de cursos;

– Auxiliar nas atividades inerentes ao planejamento e gestão organizacional.

São atividades específicas executadas pela Seavin:

– Desenvolvimento e divulgação de material referente à Avaliação e à Regulação para a  comunidade acadêmica da Ufes;

– Orientação e coordenação de atividades de preparação do Recredenciamento Institucional e da Avaliação Institucional Externa pelo MEC;

– Coordenação da execução de processos avaliativos internos, como a avaliação de atividades curriculares dos cursos da Universidade;

– Orientação e coordenação do processo de geração da informação para a criação dos processos regulatórios e avaliativos dos cursos de graduação da Universidade;

– Preparação da comunidade universitária para a viabilização de visitas das comissões de avaliação externas;

– Preparação da comunidade universitária para a realização de exames vinculados à avaliação institucional da Educação Superior;

– Orientação e coordenação do processo de inscrição de estudantes da Universidade a exames vinculados à avaliação institucional da Educação Superior (Enade);

– Auxílio nas atividades referentes à elaboração de documentos de Gestão Institucional dos órgãos da Reitoria.

A Seavin está localizada no térreo do Prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras, coordenada pela professora Leila Massaroni, e a equipe é composta pelos servidores Fernando Mota Monteiro (revisor de textos), Jairo Santos Aquino (técnico em assuntos educacionais) e Josefa Matias Santana (secretária executiva).

Secretária de Avaliação Institucional: Profª Leila Massaroni

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: seavin [at] ufes.br
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Prédio da Reitoria, Térreo, Campus de Goiabeiras, Vitória – ES
Site: www.seavin.ufes.br

QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.