Vestibular

A principal via de acesso aos cursos de graduação da Ufes é o processo seletivo anual – VestUfes – destinado a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio. Frequentemente a universidade realiza processos seletivos extraordinários, realizados no meio do ano, além de outros para o preenchimento de vagas remanescentes.

A Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) é a responsável pelo vestibular da Ufes, incluindo a elaboração, aplicação e correção das provas, além da sua operacionalização. Os processos seletivos de transferência facultativa, remoção, reopção e novo curso superior são realizados pela Comissão Especial de Processo Seletivo de Vagas Surgidas (CEPSVS).

A cada edição, todos os editais que regem o VestUfes e demais processos seletivos são publicados em www.ccv.ufes.br da CCV, e em www.psvs.ufes.br da CEPSVS, e trazem a relação de cursos oferecidos, as vagas, a relação candidato/vaga por curso, os programas das provas, datas e prazos.

O VestUfes é realizado em duas etapas. Na primeira é utilizada a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de realização do vestibular. Esta nota é utilizada, exclusivamente, para efeito de classificação para a segunda etapa, que consiste na aplicação de duas provas discursivas específicas e uma prova de redação.

Contatos:

CCV/Ufes

Atendimento ao público: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Telefone: (27) 4009-2412, 4009-2423 e 4009-2426
E-mail: vest2015@ccv.ufes.br

CEPSVS/Ufes

Atendimento ao público: das 9h às 12h  e das 14h às 17h
E-mail: psvs@reitoria.ufes.br

Reserva de vagas

O processo de implantação da reserva de vagas na Ufes teve início em 2005, com debates organizados por uma comissão especial criada pela Administração Central. A construção de um modelo de inclusão social na Ufes incluiu reuniões, pesquisas, intercâmbio com outras instituições de ensino e audiências públicas, com a participação da comunidade acadêmica e segmentos da sociedade capixaba.

Em 2007, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes analisou a proposta apresentada pela comissão especial e, após ajustes nas diretrizes apresentadas, aprovou em 9 de agosto daquele ano o sistema de inclusão social nos processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da instituição.

Inicialmente, o sistema de reserva de vagas contemplou os estudantes que tivessem cursado, pelo menos, quatro anos das séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e com renda familiar de até sete salários mínimos, além de não possuir nenhum curso de graduação completo. A primeira resolução estabeleceu a reserva de 40% do total de vagas oferecidas em cada curso.

De acordo com a decisão do Cepe, os percentuais poderiam ser aumentados para 45% e 50% nos cursos onde a oferta de vagas fosse ampliada. Entretanto, em 2012 o governo federal implantou a reserva de vagas com percentual em 50% para todos os cursos de graduação oferecidos pelas instituições federais de ensino superior.

Assim, o Cepe aprovou, em outubro de 2012, a resolução nº 35, que estabeleceu o Sistema de Reserva de Vagas na Ufes fundamentada na Lei Federal nº 12.711/2012, no Decreto 7.824/2012, e na Portaria Normativa nº 18/2012/MEC.

Mais informações sobre a reserva de vagas em www.proaeci.ufes.br.

Contatos da Proaeci/Ufes

E-mail: secretaria@proaeci.ufes.br