Vestibular

A principal via de acesso aos cursos de graduação da Ufes é por meio do processo seletivo, o VestUfes, que é realizado uma vez ao ano e é destinado a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.

Eventualmente a Universidade realiza processos seletivos extraordinários, para o preenchimento de vagas remanescentes ou de cursos novos.

Na Ufes, a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) é a responsável pelos processos seletivos, da elaboração à aplicação e correção das provas, e toda a operacionalização do VestUfes.

A cada edição, todos os editais que regem o VestUfes são publicados no site da CCV e trazem a relação de cursos oferecidos, as vagas, a relação candidato/vaga por curso, os programas, as datas e prazos.

Sítio: www.ccv.ufes.br.

Reserva de vagas

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou, no dia 9 de agosto de 2007, um sistema de inclusão social em seu processo seletivo, para fins de ingresso na instituição.

O debate sobre a reserva de vagas, no entanto, teve início na Ufes em 2005, com a formação de uma comissão especial. Em 2006, uma proposta foi apresentada ao Cepe, mas foi rejeitada. No ano seguinte, uma nova comissão foi formada, desta vez com representantes da comunidade universitária.

Todo o processo, desde as primeiras discussões sobre o tema até a aprovação da medida, envolveu reuniões, pesquisas e audiências públicas com o objetivo de encontrar um modelo que atendesse à realidade da universidade e do Estado. Finalmente, em 2007, o Cepe analisou a proposta apresentada, e, após promover as alterações que julgou necessárias, aprovou a proposta de reserva de vagas.

No mesmo ano, o Cepe também aprovou o programa de permanência na universidade para alunos em dificuldades sócio-econômicas. Assim, o sistema de reserva de vagas contempla os estudantes que tenham cursado pelo menos quatro anos das séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e que tenham renda familiar inferior à sete salários mínimos.

O modelo adotado estabeleceu a reserva de 40% do total de vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas do país. Os percentuais poderão ser aumentados para 45% e 50% naqueles cursos onde a oferta de vagas for ampliada.

Mais informações em www.progepaes.ufes.br