Domingo de Lazer na Ufes: atividades esportivas e culturais abertas ao público no dia 25

22/11/2018 - 16:43  •  Atualizado 26/11/2018 08:10

A Ufes realiza neste domingo, 25 de novembro, a última edição de 2018 do Domingo de Lazer na Ufes, evento que promove uma manhã de lazer com programação gratuita, aberta ao público e repleta de atividades esportivas e culturais para pessoas de todas as idades.

O evento ocorre das 9h às 12h, e contará com diferentes oficinas, como frescobol, tiro com arco, fitdance, capoeira e luta medieval, entre outras (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo). As atividades serão realizadas no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

O coordenador do evento, Luiz Alexandre Oxley, destaca que, além das oficinas, a edição do próximo domingo conta com mais duas atividades: uma Feira de Troca de Brinquedos e o 1º Encontro de Egressos da Ufes voltado para pessoas com deficiência.

Feira de Troca de Brinquedos

A Feira de Trocas de Brinquedos tem o objetivo de promover a reflexão sobre o consumo consciente: “A ideia é que a Feira ajude a repensar as relações de consumo na sociedade, mostrando que trocar brinquedos também é uma forma de se divertir. A partir de experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, elas podem dar novos significados a seus brinquedos sem terem que comprar novos”, informou a organização do evento.

Para participar, basta que a criança leve um ou mais brinquedos, em bom estado de conservação, que deseja trocar. Durante a Feira, o Observatório da Mídia também recolherá doações de brinquedos e livros, que serão entregues nas brinquedotecas da Pediatria do Hospital Universitário e do Laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes.

A Feira é uma iniciativa do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas e sistemas, grupo de pesquisa e ação vinculado ao Departamento de Comunicação da Ufes, coordenado pelo professor Edgard Rebouças. Saiba mais aqui.

1º Encontro de Egressos

O 1º Encontro de Egressos é organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), com o objetivo de reunir pessoas com deficiências que já estudaram na Ufes e que ainda estão na Universidade. O convite é para que eles compartilhem suas vivências e possam contribuir para a construção de uma instituição mais acessível. O encontro será às 10 horas, no Centro de Educação Física e Desportos.

O projeto tem entre seus objetivos: mapear os egressos que declararam algum tipo de deficiência ao ingressar na Ues, conhecer as trajetórias dessas pessoas e fomentar a troca de experiências. A ação é coordenada pela assistente social do Naufes, Ludimila Nunes Mantovani.

Segundo o professor Luiz Alexandre Oxley, o retorno do Domingo de Lazer na Ufes em 2019 está garantido: “Teremos novidades, pois o projeto Mais Lazer na Ufes também promoverá atividades aos sábados”, adiantou ele. O Domingo de Lazer na Ufes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), realizado sob a coordenação do professor do CEFD Luiz Alexandre Oxley, com o apoio da Prefeitura Universitária e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.