Abertas novas vagas para consultoria estatística a projetos de pequeno porte

08/11/2021 - 15:40  •  Atualizado 10/11/2021 11:44

O Laboratório de Estatística (Lestat) da Ufes abriu novas vagas para assessoria estatística a projetos de pequeno porte. O serviço é aberto à comunidade interna e externa, e as vagas são limitadas.

Para solicitar o atendimento, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail lestat@grupos.ufes.br. Após a inscrição, será feita uma triagem, para que a equipe do Laboratório verifique a viabilidade de atendimento.

A assessoria é realizada por estudantes do último período do curso de Estatística, sob a orientação de um professor do departamento. Alessandro José Sarnaglia, professor responsável pelo Lestat, informa que a disciplina conta atualmente com seis estudantes, o que possibilita o atendimento de um máximo de 12 clientes neste semestre.

Atualmente, em razão da suspensão das atividades presenciais como medida de controle da covid-19, a disciplina está funcionando de maneira remota. O objetivo do Lestat é propiciar ao aluno a oportunidade de integrar os conhecimentos teóricos com a prática, por meio da condução de projetos de assessoria e consultoria estatística.

Contrapartida

O serviço do Lestat é gratuito, porém são exigidas contrapartidas caso haja a publicação de artigos. “É requisitado que os alunos que fizeram a análise sejam coautores do artigo e, se houver análise de dados, é requisitado que o cliente dê autorização para utilização dos bancos de dados para fins acadêmicos”, explica Sarnaglia.

O Laboratório também não aceitará demandas que requeiram confidencialidade total do banco de dados. Entretanto, a pedido do solicitante, a identificação dos casos e variáveis pode ser codificada, para garantir o sigilo dos participantes do estudo.

Para ler o regulamento completo e obter mais informações, acesse o site do Lestat.

Texto: Vinícius Fontana