Por meio do Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde (Linc/Ufes), a Ufes promove no dia 2 de dezembro uma iniciativa que apoia a luta contra o HIV e incentiva a conscientização, o combate ao preconceito e o acesso ao tratamento, além de oferecer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B. A ação, que integra a campanha nacional Dezembro Vermelho, é gratuita, voltada para pessoas maiores de 16 anos e acontecerá na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória, das 9 às 13 horas.
Durante a ação, profissionais da área da saúde darão orientações, aconselhamentos e tirarão dúvidas sobre profilaxia pré-exposição (PrEP), pós-exposição (PEP) e sobre como é viver com HIV/Aids na atualidade. Haverá também distribuição de autotestes, preservativos e lubrificantes aos participantes.
Dados
No próximo domingo, dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, doença causada pelo vírus HIV. Segundo estimativas dos boletins epidemiológicos, o HIV está presente em cerca de um milhão de pessoas no Brasil e, em 2023, 1.200 novos casos foram registrados somente no Espírito Santo. “Esses dados reforçam a necessidade de mobilização na luta contra o HIV, a Aids e outras ISTs [infecções sexualmente transmissíveis], que representam importantes problemas de saúde pública”, avalia uma das coordenadoras do Linc, Kérilin Rocha.
A campanha nacional Dezembro Vermelho busca destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da oferta de tratamento para o HIV/Aids e outras ISTs na rede pública de saúde.
A ação de conscientização agendada para o dia 2 é realizada pela Ufes em parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP/ES), a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e a Prefeitura de Vitória (PMV).
Educação e cuidado
Criado em 2022, o Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde visa desenvolver soluções inovadoras na área da educação farmacêutica e do cuidado ao paciente por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. É um grupo de pesquisa formado por professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia que atuam sob coordenação dos professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFA) Dyego Carlos Araújo e Kérilin Rocha.
Dentre os trabalhos já desenvolvidos pela equipe do Linc estão: campanha pelo uso racional de medicamentos; pesquisa na temática da prevenção do HIV e cuidado com as pessoas vivendo com HIV; estudo inédito sobre saúde mental de professores da rede estadual do Espírito Santo; e avaliação de ansiedade e depressão entre estudantes da Ufes.