Barraca Agroecológica na Ufes: o campo é a sala de aula

09/08/2016 - 17:06  •  Atualizado 10/08/2016 16:39
Toda quarta-feira, no campus de Goiabeiras, quem passa pelo corredor que dá acesso aos prédios dos centros de Ciências Exatas (CCE) e de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) se depara com uma barraca repleta de verduras, legumes, frutas e produtos caseiros que, antes mesmo de chegar ao final da tarde, já foram vendidos. Trata-se da Barraca Agroecológica que comercializa os alimentos de produção familiar e difunde os benefícios dos produtos agroecológicos para atrair cada vez mais consumidores.

A Barraca Agroecológica é uma das ações do programa de extensão Laboratório de Estudos Territoriais (LaTerra), que congrega docentes e estudantes dos departamentos de Geografia, Ciências Sociais e Engenharia de Produção da Ufes. O objetivo do programa é relacionar alguns projetos de extensão e grupos de estudos da Universidade que possuem experiência em trabalhos junto a comunidades campesinas e tradicionais.

“Os projetos que pertencem ao LaTerra compartilham o espaço de produção e a estrutura laboratorial. Dessa forma, os professores, estudantes, homens e mulheres do campo ficam próximos e trocam aprendizados”, destaca a coordenadora do programa e professora do Departamento de Geografia, Simone Ferreira.

Além da Barraca, outras ações são desenvolvidas pelo programa. É o caso da visita de estudantes às comunidades agrícolas. Além de fazer os registros da ocupação da terra e da história de vida desses camponeses, os estudantes incentivam a produção agrícola livre de agrotóxicos.

Conheça, na revista Universidade nº 5, as atividades de estudantes e professores que participam do LaTerra.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)