BC oferece cursos sobre planejamento de pesquisa e normas para trabalhos acadêmicos

27/04/2022 - 17:40  •  Atualizado 28/04/2022 16:51

A Biblioteca Central (BC) da Ufes abriu inscrições para os cursos de Planejamento de Pesquisa em Ambiente Virtual e de Normas da APA para trabalhos acadêmicos, que serão ministrados em maio, na modalidade virtual, dirigidos à comunidade acadêmica. Cada curso terá uma turma com 20 vagas, e as inscrições, por meio do link bit.ly/avabcufes, vão até esta sexta, 29.

Os cursos serão ministrados integralmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da BC. A dinâmica de apresentação do conteúdo ocorrerá de forma assíncrona, mas com tutoria dos bibliotecários envolvidos nas capacitações.

Os estudantes matriculados terão 30 dias para concluir o curso, a partir do seu início, em 2 de maio. Após a conclusão, desde que seja atingido o percentual mínimo de 70% das avaliações, o participante terá acesso ao certificado.

Saiba mais

O curso Planejamento de Pesquisa em Ambiente Virtual tem carga horária de 40 horas e tem como objetivo proporcionar que o participante seja capaz de: entender o sistema de comunicação científica; conhecer as tipologias de fontes de informação on-line; compreender os passos da pesquisa (onde pesquisar, como pesquisar e como se expressar em um ambiente virtual); e estabelecer estratégia de busca relevante e precisa para recuperação de informação.

Já a formação em Normas da APA para trabalhos acadêmicos, com carga horária de 60 horas, tem a finalidade de desenvolver a capacidade de: reconhecer as características do estilo APA (baseado no manual da American Psychological Association); aplicar as normas da APA para estruturação dos elementos de um trabalho acadêmico; empregar as formas de citação prescritas por essas normas; e construir as entradas de referências para diversas tipologias de informação.

Novas vagas serão abertas nos próximos meses e a programação está disponível no site da Biblioteca, onde também está a informação sobre as próximas edições de cursos.

Texto: Lidia Neves
Imagem: Freepik