Biblioteca do campus de São Mateus recebe a exposição Fritz Müller: 200 anos

08/02/2023 - 15:49  •  Atualizado 10/02/2023 09:54

A Biblioteca Setorial Norte, localizada no campus da Ufes em São Mateus, recebe a partir desta quinta-feira, 9, a exposição Fritz Müller: 200 anos. A mostra celebra o bicentenário de nascimento e o legado de Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro favorável à Teoria da Evolução das Espécies por meio de Seleção Natural, que foi proposta por Charles Darwin em 1859.

A exposição integra a programação do Darwin Day, evento nacional que será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, no campus de São Mateus. Promovido pela Sociedade Brasileira de Genética com o apoio do Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas (Labelhas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o evento faz parte de uma homenagem mundial ao biólogo e naturalista Charles Darwin.

Acervo

A mostra Fritz Müller: 200 anos é formada por um acervo composto de artes visuais que constroem uma referência ao legado do naturalista, que residiu na Colônia Blumenau (atual cidade de Blumenau, em Santa Catarina) desde 1852, e em Desterro (atual Florianópolis), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia.

Na mostra são abordados aspectos históricos, educacionais, familiares e de sua colaboração científica para a Ciência Universal, por meio da correspondência que o professor mantinha com notáveis cientistas da época, como Charles Darwin.

No total, são 27 peças de 2 metros de altura por 1 metro de largura, que apresentam trechos das correspondências que Müller trocava com Darwin, poesias feitas para suas filhas e outros dados históricos de seus estudos.

Concebida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a mostra poderá ser visitada até dia 31 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h50. A entrada é gratuita.

Texto: Thereza Marinho e Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)
Fotos: Weila dos Santos Vieira