Começa nesta terça-feira, 5, o II Seminário de Educação Especial do campus de Alegre, que abordará temáticas referentes ao processo de inclusão dos alunos que constituem o público-alvo da educação especial e os pressupostos legais para a garantia do direito de acesso e permanência deles nas instituições de ensino. O evento prossegue até 8 de novembro e é aberto a professores do Ensino Superior e da Educação Básica, secretários de educação e outros profissionais do ensino da região, assim como à comunidade em geral.
A conferência de abertura será realizada nesta terça, às 19h30, pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Décio Nascimento Guimarães, que falará sobre o Anticapacitismo no Ensino Superior.
Com palestras, oficinas e minicursos, o Seminário debaterá assuntos como Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade; Transtorno do espectro autista; Recursos didáticos e tecnologias assistivas; Financiamento da educação especial; e Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior no contexto da Ufes. Veja aqui a programação completa.
O evento foi organizado a partir da iniciativa de servidores do campus de Alegre, preocupados com a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade, e conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) e do Grupo de Estudo em Educação Especial (GEEDES).
Pessoas interessadas em participar podem obter mais informações por este e-mail ou no site do evento.