Capacitação para uso do G-Suite for Education e Google Classroom está disponível no Portal Edutics

25/08/2020 - 19:11  •  Atualizado 26/08/2020 19:02
Compartilhe

Professores e técnicos-administrativos da Ufes interessados em se aprofundar nas funcionalidades das tecnologias de comunicação e informação para melhor desenvolvimento do modelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), a ser implantado a partir do dia 9 de setembro, podem acessar a capacitação para uso das plataformas G-Suite for Education e Google Classroom disponível no Portal Edutics.

O acesso permanece aberto e não é necessário fazer inscrição prévia. Para se conectar, basta clicar no link http://edutics.ufes.br/publico/professor/ e acessar os tutoriais disponíveis no portal.

A superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, explica que o conteúdo pode ser acessado a qualquer hora e haverá apoio técnico disponível para esclarecer eventuais dúvidas. “O apoio será dado por um representante indicado por cada centro de ensino. O professor deve verificar com a direção de seu centro a quem deverá consultar, caso haja dúvidas”, orienta.

Maria Auxiliadora Corassa explica ainda que, para aqueles que desejarem receber certificado, o curso de capacitação para os aplicativos G-Suite for Education (que aborda recursos como o Google Meet, o Google Drive, o Google Agenda e outros aplicativos de uso compartilhado, como Google Documentos, Formulários e Apresentações), pode ser feito por meio de inscrição na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O material didático utilizado para as ações na Ufes pertinentes ao G-Suite for Education e ao Google Classroom foi desenvolvido pelo Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes.

Acervo digital

O Portal Edutics foi lançado no dia 18 de agosto como forma de apoio no desenvolvimento do Earte, a ser realizado durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Lá estão disponibilizados materiais de acesso livre em formato de videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas, como parte da implantação do Plano de Contingência para retomada das atividades acadêmicas da Ufes.

Coordenado pela Sead, o conteúdo reunido no Portal Edutics é aberto e gratuito.

 
Texto: Thereza Marinho