Ciclo de debates discute burnout e saúde mental nesta quarta-feira, 10

09/05/2023 - 17:34  •  Atualizado 10/05/2023 16:40

A Ufes continua as comemorações dos seus 69 anos nesta quarta-feira, 10, com mais um tema relevante para a comunidade universitária no segundo encontro do Ciclo de debates: desafios das universidades. A partir das 16 horas, a professora Roberta Alves, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, fará uma apresentação sobre Burnout e saúde mental na universidade, no auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central.

Com doutorado em Psicologia pela Ufes, Roberta Alves tem experiência nas áreas de Psicologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Família e Saúde do Trabalhador. Na Universidade, ela coordenou o projeto de extensão Ações de Educação em Saúde Mental e Trabalho, concluído em 2021, que promovia ações de sensibilização e de produção de conhecimento sobre a saúde mental no trabalho por meio de rodas de conversa, exposições orais e formações para trabalhadores dos setores públicos e privados.

O primeiro encontro do ciclo de debates ocorreu no dia 3 de maio e abordou o tema Inteligência artificial e educação, com palestra ministrada pelo professor do Departamento de Informática da Ufes Alberto Ferreira de Souza.

Moocqueca

O debate desta quarta-feira será o segundo evento do dia a integrar a programação de aniversário da Ufes, no campus de Goiabeiras. Mais cedo, a partir das 9 horas, será realizado no Cine Metrópolis o lançamento da plataforma Moocqueca, que oferecerá cursos gratuitos, de curta duração e on-line para toda a comunidade.

Inicialmente, serão 14 cursos ofertados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (formato Massive Online Courses - Mooc), compreendendo temas de diversas áreas do conhecimento, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação e História.

A plataforma Moocqueca foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI). Após o lançamento da plataforma, os cursos estarão disponíveis aqui.

Texto: Leandro Reis