Começa dia 14 o período de inscrições no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica

11/06/2021 - 10:20  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Começa na próxima segunda-feira, 14, o período de inscrições no edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) 2021/2022. A inscrição deve ser feita pelo professor orientador da pesquisa até 5 de julho, por meio dos formulários eletrônicos que estarão disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG).

São oito áreas de conhecimento, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Engenharias; Ciências Agrárias; e Ciências Biológicas.

O PIIC da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

Mudanças no edital

Dentre as mudanças no edital 2021, está o calendário do PIIC, que foi ajustado para ter início em setembro deste ano e terminar em agosto de 2022, seguindo o mesmo período de concessão de bolsas adotado pelo CNPq.

Outra alteração visa beneficiar as mães que tiveram bebês ou adotaram crianças. Foi criado um fator diferenciado no cálculo da produção acadêmica para quem comprovar licença-maternidade.

O edital também traz a inclusão de eventos artísticos como item da planilha de pontuação.

Avanços

Em 2020, o número de subprojetos aprovados no PIIC bateu recorde pelo quarto ano consecutivo, alcançando 1.502 estudantes da graduação. O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Fábio Luiz Partelli, espera avançar na iniciação científica, apesar das dificuldades decorrentes da pandemia: “Sabemos que este ano ainda está sendo difícil, mas, mesmo assim, vamos avançar, pois temos a certeza de que a iniciação científica auxilia decisivamente na formação profissional dos estudantes, preparando-os melhor para atuar na sua área de formação e para a pós-graduação. Portanto, uma oportunidade ao estudante para dar um upgrad na sua formação”.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da PRPPG, no endereço https://prppg.ufes.br/conteudo/lancado-o-edital-piic-20212022.

Texto: Sueli de Feitas