Começa nesta segunda, 29, a Semana do Conhecimento da Ufes

26/11/2021 - 18:31  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

Começa na segunda-feira, 29, a Semana do Conhecimento da Ufes de 2021. O evento, que vai até 3 de dezembro, acontecerá de maneira remota e contará com lives, oficinas, minicursos e vídeos de apresentação de projetos. A participação é gratuita, e as informações da programação de lives e os vídeos estão disponíveis em scufes.org.

“A Semana do Conhecimento é um momento muito especial para a nossa Universidade. É um evento de compartilhamento, congraçamento e troca de experiências e conhecimentos entre integrantes da comunidade universitária e entre esta e a sociedade. Concentramos num só evento uma série de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, contemplando todas as áreas de conhecimento. Dessa forma, oferecemos uma mostra do vigor da Ufes e da sua ampla capacidade de promover conhecimento sobre múltiplos temas de interesse da sociedade”, afirmou o reitor da Ufes, Paulo Vargas.

A professora Claudia Pedroza, coordenadora da Semana do Conhecimento e assessora de Relações Interinstitucionais do Gabinete da Reitoria, destaca novidades para esse ano. “Teremos a presença do professor Renato Janine, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na conferência de abertura, mesas de divulgação científica e a primeira participação da Biblioteca e da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes no evento”, cita.

Além do evento principal, com debates e vídeos sobre o fazer científico, o funcionamento da Universidade e outros aspectos da vida acadêmica, a Semana do Conhecimento conta, ainda, com a realização da Mostra de Profissões; da XXXI Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação; da IX Jornada de Extensão e Cultura (e do Painel Ufes de Cultura, que integra sua programação); e da Mostra de Ciências.

A maior parte da programação estará concentrada nos canais do YouTube da Ufes, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da TV Ufes. Quem quiser receber aviso das transmissões pode se inscrever nos canais e definir o lembrete. Os vídeos também poderão ser acessados posteriormente nos canais e no site scufes.org.

A Semana do Conhecimento integra a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (Sectides). A Semana Estadual tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, o mesmo definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional, que ocorreu em outubro, com participação da Ufes.

Programação

A Mostra de Profissões integrará o evento apresentando o funcionamento dos cursos de graduação presenciais e a distância da Ufes, além dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que atuam para melhorar a qualidade da formação dos estudantes.

A XXXI Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação terá um debate ao vivo sobre mudanças climáticas, bem como a apresentação de vídeos de cursos de pós-graduação da Ufes, de projetos de inovação (inclusive de iniciação tecnológica) e de iniciação científica (IC). A IC novamente obteve um recorde de participação, com mais de 1.150 vídeos enviados para a Mostra. Os professores que orientaram a IC no período 2020/2021 deverão avaliar vídeos de projetos, conforme as diretrizes que serão enviadas por e-mail pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

A IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura terá sua tradicional mostra de projetos, os quais serão expostos em vídeos ao vivo e gravados, e culminarão na apresentação dos finalistas do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. Haverá, ainda, lives diárias sobre a extensão, que abordam vários aspectos, como a ciência oceânica, os direitos humanos, o legado de Paulo Freire, a divulgação da ciência, os museus universitários e a saúde mental e física. Outras atrações serão as lives feitas a partir de espaços de extensão da Universidade e outros eventos culturais, além de cursos e oficinas relacionados aos projetos de extensão.

A Jornada Integrada conta também com o Painel Ufes de Cultura, que terá debates sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna e sobre o samba, além da estreia de um vídeo do Coral Ufes e de uma série de vídeos da Cia. de Teatro da Ufes.

Já a Mostra de Ciências, que desperta amplo interesse de escolas e estudantes da educação básica, terá vídeos com as tradicionais demonstrações científicas nas áreas de Química, Biologia, Estatística, Astronomia, Física e Matemática. Estarão disponíveis na página vídeos sobre o Quarto de Ames (que trata de ilusão de ótica), a Bicicleta de Roda Quadrada (para ensinar geometria), o Experimento Camaleão (com reações químicas e cores), entre outros.

Organização e apoios

A Semana do Conhecimento é organizada pelo Gabinete da Reitoria da Ufes, em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Extensão (Proex), de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci); com os coordenadores de curso que organizam a Mostra de Ciências e a Mostra de Profissões; com a Superintendência de Comunicação (Supec); com as secretaria de Cultura (Secult) e de Relações Internacionais (SRI); e com a Biblioteca Central (BC).

Além do financiamento da própria Universidade, eventos da Semana do Conhecimento da Ufes contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Texto: Noélia Lopes (bolsista em projeto de Comunicação) e Lidia Neves