
O Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos (CGGRCI/Ufes) aprovou na tarde desta quinta-feira, 13, a Política de Governança de Gestão de Pessoas e a Política de Governança de Comunicação. Os documentos norteiam e formalizam as práticas a serem adotadas pela Universidade nas duas áreas e já estão em vigor.
“Foi uma reunião histórica, porque nós não tínhamos um documento norteador para estas duas áreas. Essas políticas marcam o início de uma nova cultura organizacional que está sendo iniciada na Ufes, com a institucionalização de diretrizes que devem ser observadas por toda a comunidade universitária”, afirma o reitor Eustáquio de Castro.
O Comitê de Governança é constituído pelo reitor, pela vice-reitora, pelos pró-reitores e superintendentes da Ufes, além da direção da Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DGCI) da Universidade.
A diretora da DGCI, Fabíola Bastos, explica que a aprovação das políticas é uma medida que fortalece a governança universitária: “Elas regulam, atuam como uma bússola para orientar os gestores nessas áreas. A institucionalização dessas políticas inaugura na Universidade uma gestão orientada à estratégia e a dados”.
Indicadores
Bastos disse ainda que a aprovação dessas normativas responde a uma demanda do Tribunal de Contas da União (TCU) e também vai contribuir para que a Universidade atinja melhores indicadores na próxima avaliação do iESGo, índice do TCU que calcula o nível de adesão das organizações públicas federais e outras entidades em relação às práticas de ESG (sigla em inglês para Governança, Sustentabilidade e Inovação). As políticas já aprovadas pelo Comitê são documentos públicos e serão disponibilizados para consulta no repositório institucional da Ufes.

A diretora adianta que a Política de Comunicação trará diretrizes para as ações voltadas tanto para o público externo quanto para o público interno. Já a Política de Gestão de Pessoas prevê a criação de uma Câmara de Gestão de Pessoas, a exemplo das câmaras já existentes para as áreas de graduação, extensão e pesquisa. Além disso, propõe a adoção de critérios de seleção e avaliação de desempenho para gestores.
Construção coletiva
Antes de serem aprovadas pelo CGGRCI/Ufes, as políticas de governança de Comunicação e de Gestão de Pessoas foram discutidas com a comunidade.
A primeira contou com a realização do seminário Política de Comunicação da Ufes, aberto ao público em junho de 2023. Além disso, entre agosto e setembro do mesmo ano foi realizada a enquete Hábitos de comunicação da comunidade universitária e formas de recepção de informações provenientes da Ufes. Todas as informações subsidiaram a elaboração do documento e uma minuta da política foi construída com a colaboração de representantes da então Superintendência de Comunicação, dos campi de Alegre e São Mateus, da pró-reitoria de Extensão e do Departamento de Comunicação.
Já a elaboração da Política de Gestão de Pessoas contou com a contribuição de diretores de centros de ensino, por meio do fórum de diretores, e das entidades representativas dos servidores da Ufes.