Comunidade universitária busca registro de entrada de parentes italianos

29/10/2015 - 15:51  •  Atualizado 02/11/2015 09:22

Dezenas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Ufes, descendentes de italianos, buscaram nesta quinta-feira, 29, Arquivo Itinerante do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo para consultar suas origens familiares e obter o Registro de Entrada de Imigrante, um documento impresso com todos os dados já indexados para cada imigrante.

Confira registro feito pela TV Ufes: http://migre.me/rXCbS

Até mesmo a fotografia, quando identificada e fornecida pelos familiares, vem impressa no relatório, somando-se às dezenas de informações sobre a origem, embarcação, viagem, destino, entre outros dados pessoais e de interesse histórico para os solicitantes. Essas informações são primordiais para aqueles que desejam montar o processo para obter a dupla-nacionalidade, por exemplo, pois contêm dados que auxiliam na localização de certidões dos antepassados no país de origem.

A van do Arquivo Público foi instalada em frente ao Restaurante Universitário do campus de Goiabeiras e a ação fez parte da terceira edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes, que homenageou a Itália. A programação teve início às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Itália, do Espírito Santo e da Ufes em frente ao prédio da Reitoria.

A consulta aos arquivos pode auxiliar aos que pretendem abrir processo para a obtenção da dupla cidadania. Depois de localizar os imigrantes, os familiares recebem impresso o Registro de Entrada de Imigrante.

A programação contou ainda com atividades de apresentação do país, feita por estudantes italianos na Ufes; palestras sobre os caminhos da imigração italiana no Espírito Santo e possibilidades de intercâmbio com instituições de ensino italianas; prato típico no cardápio dos Restaurantes Universitários de Goiabeiras e Maruípe (Pasta alle Zucchini - macarrão com abobrinha); apresentação do grupo Xiru do Sul, com músicas típicas italianas; e a estreia do filme Terra Firme, no Cine Metrópolis. No campus de Maruípe, das 10 às 12 horas, também foi realizada uma Oficina Culinária Italiana.

Celebração

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional.

A próxima edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes, em novembro, contemplará Cuba. O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes.

Texto: Edgard Rebouças e Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina