Conferência sobre o movimento “Geração 80” atrai profissionais e estudantes de diversas áreas

10/06/2015 - 18:35  •  Atualizado 10/06/2015 18:38

Professores, estudantes e profissionais de diversas áreas prestigiaram nesta quarta-feira a conferência ministrada pelo crítico de artes Marcus Lontra sobre movimento “Geração 80”. O evento foi realizado à tarde, no Cine Metrópolis, e contou com a presença da vice-reitora, Ethel Maciel, do secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, e da coordenadora da Galeria de Artes Espaço Universitário (Gaeu), Neusa Mendes.

Esta foi a primeira vez em que o crítico veio ao Espírito Santo falar sobre o movimento que foi descoberto e caracterizado por ele em 1984. “O movimento deixou uma herança de valorização da diversidade e promoveu a possibilidade de um olhar mais apurado e generoso para as atividades artísticas, propondo um fim das correntes hegemônicas”, afirmou Marcus.

Durante a conferência, o crítico ressaltou também como a arte é um componente virótico e a importância das universidades estarem abertas às ações de arte contemporânea.

O encontro contou com o apoio do Ministério da Cultura e faz parte da mostra “Espírito Oitenta: uma poética geracional segundo o Acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário”, que está em exposição de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Gaeu.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação)