'Crianças, jovens e o acesso à leitura' é o tema de roda de conversa nesta sexta, 12, às 10 horas

11/03/2021 - 16:23  •  Atualizado 12/03/2021 11:52

Integrando a programação da 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, realizada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), a Editora da Ufes (Edufes) participa nesta sexta-feira, 12, às 10 horas, da roda de conversa sobre o tema Crianças, jovens e o acesso à leitura. Com transmissão ao vivo pelo canal da Abeu no YouTube, a roda de conversa terá a presença da autora e professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Ufes Maria Amélia Dalvi, representando a Universidade.

Na conversa, que também contará com a presença das professoras Ana Crélia Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria Luiza Santos (mediadora), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), será abordada a temática das novas tecnologias digitais, que permitem acesso facilitado a todo tipo de conteúdo, inclusive livros. No bate-papo, as pesquisadoras vão discutir questões relacionadas a leitura e políticas públicas para a educação e a formação de leitores e responder a perguntas, como até que ponto essa facilidade no acesso aumenta a prática de leitura entre jovens, como competir com o audiovisual das plataformas de vídeo (tão atraentes para a juventude atual) e como começar a cultivar hábitos de leitura desde a infância.

A Feira Virtual das Editoras Universitárias teve início na segunda-feira, dia 8, e segue até 17 de março. O objetivo do evento é apoiar e divulgar as editoras universitárias e os livros acadêmicos, estimulando sua comercialização num momento em que o setor literário sente os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez, editoras da América Latina, parceiras da Abeu, integram o evento e, junto com os demais participantes, apresentam seus catálogos na vitrine virtual e estão presentes em debates sobre livros, leitura, educação e política. Todas as atrações da Feira podem ser acompanhadas pelo site da Abeu.

Durante a Feira, a Edufes comercializará dezenas de livros com 50% de desconto. O catálogo com os títulos e valores também está disponível no site da Abeu.

Para mais informações sobre a 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, acesse https://www.feirabeu.com.br/.

Texto: Adriana Damasceno