Curso de Educação Física, um dos mais antigos da Ufes, completa 93 anos com 5 mil alunos formados

26/06/2024 - 17:21  •  Atualizado 27/06/2024 18:04
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto do reitor e do diretor do Centro no hall. Ao fundo, um bolo e balões com as letras EF (de educação física) e o número  93

Em comemoração aos 93 anos do curso de Educação Física da Ufes, docentes, técnicos e estudantes se reuniram no hall do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) na manhã desta quarta-feira, 26, durante sessão festiva do Conselho Departamental. Com a presença do reitor da Universidade, Eustáquio de Castro, a solenidade contou com café da manhã, música e um bolo de aniversário para celebrar um dos cursos mais antigos da Ufes, criado no dia 26 de junho de 1931.

Para o reitor, além da qualidade que marca o CEFD desde as suas origens, confundindo-se com a história da Ufes, a consciência política perpassa toda a trajetória do Centro. “Este Centro é o ninho dos enfrentamentos no cenário político. Temos vários colegas aqui que tiveram uma contribuição muito grande na defesa da universidade pública”, disse Castro.

A celebração contou com a presença dos pró-reitores de Extensão, Ednilson Silva; Administração, Roney Pignaton; Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Antonio Carlos Moraes; Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda; e Gestão de Pessoas, Josiana Binda. Também compareceram o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, e o presidente da Federação Capixaba de Atletismo, André Schieck.

Primeiro destinado a civis

O professor Otávio Guimarães, diretor do CEFD, ressaltou que o curso de Educação Física, desde que surgiu, nunca deixou de ser ofertado à comunidade. Atualmente com as modalidades bacharelado e licenciatura (incluindo ensino a distância), o curso conta com 735 estudantes matriculados na graduação e 120 na pós-graduação. Primeiro curso de Educação Física do Brasil destinado a civis (antes a formação era dirigida a militares), a graduação já formou cerca de 5 mil profissionais.

Foto da pista de atletismo da Ufes

O CEFD também desenvolve diversos projetos de extensão e pesquisa, que oferecem atividades em diversas modalidades e serviços gratuitos para a comunidade interna e externa à Ufes, além de contar com uma ampla estrutura que abriga piscina olímpica, pista de atletismo, campo de Tiro com Arco, quadras poliesportivas, parque de aventuras e laboratórios.

Guimarães destacou quatro momentos como decisivos para a trajetória da Educação Física na Ufes. “Em primeiro lugar está a inclusão da Escola de Educação Física na Ufes em 1954, quando a Universidade estava em processo de federalização. O segundo momento data de 1968, época em que a Ufes foi reformada em sua estrutura, criando o CEFD, um dos oito centros fundadores da organização moderna da Universidade”, disse.

O terceiro pilar nessa história, segundo ele, foi a abertura do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com o mestrado, em 2006. “Hoje temos mestrado e doutorado nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cursos que são referência nacional nas áreas de estudos pedagógicos e socioculturais”, afirmou.

Já o quarto fator, para Guimarães, foi a criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Governo Federal em 2007. “O programa teve efeitos extremamente positivos para a ampliação do corpo docente e do número de alunos que temos”, disse.

Categorias relacionadas