Curso preparatório gratuito para o Enem é disponibilizado no campus de Alegre

31/01/2023 - 17:20  •  Atualizado 03/02/2023 15:27
Compartilhe

Alunos finalistas do ensino médio que estudam na rede pública e residem no município de Alegre ou na região podem se inscrever para o Pré-Enem Alegre, curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) com foco nas áreas de Ciências da Natureza e Exatas. O curso é gratuito e ofertado pela Ufes em parceria com o CreaJr-ES, programa sem fins lucrativos ligado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), formado exclusivamente por estudantes e recém-formados de cursos de áreas como Engenharia, Agronomia e Geociência.

As aulas serão oferecidas no município de Alegre a partir de 11 de fevereiro e seguem até novembro deste ano. As inscrições devem ser feitas por meio do link disponibilizado no perfil @preenem.alegre no Instagram.

O curso foi pensado para beneficiar estudantes finalistas da rede pública de ensino e a comunidade alegrense como um todo, auxiliando nas disciplinas de Matemática, Biologia, Química e Física. O professor do Departamento de Química e Física do campus de Alegre e coordenador do curso, Mário Altoé, relatou como surgiu a iniciativa.

“Este curso preparatório do Enem é a união de dois projetos que surgiram na mesma época, o Intensivo Alegre, organizado pelo CreaJr-ES, e o Pré-Enem Social, organizado por quatro professores da Ufes de Alegre. O projeto piloto ocorreu entre agosto e novembro de 2022 com a participação de 30 alunos e aulas ministradas por oito graduandos voluntários”, conta.

Oportunidade

Altoé destaca que a experiência em 2022 foi muito positiva: “Os estudantes de licenciatura tiveram a oportunidade de estar em uma sala de aula e os alunos de ensino médio tiveram a oportunidade de revisar e aprender os conteúdos para a prova do Enem”.

O coordenador informou que, em 2023, serão ofertadas cem vagas para as aulas presenciais, que serão realizadas aos sábados no prédio Central da Ufes no campus de Alegre, além de monitorias presenciais e on-line durante a semana. As aulas do projeto serão ministradas por quatro estudantes de licenciatura sob a orientação de outros professores da Ufes. Haverá ainda um bolsista responsável pela organização, pela divulgação e pelo controle de frequência nas aulas.

 

Texto: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho